Remodelação de Espaços Pequenos

Móveis vs circulação

Um ponto crucial quando se tem pouco espaço é que a mobília não pode comprometer o fluxo dos moradores. Para uma boa movimentação as passagens deverão ter no mínimo 70 cm. Deverá dar prioridade unicamente às peças necessárias.
Se a sua família gosta de se reunir nas refeições, prefira uma mesa grande com cadeiras confortáveis. Se é na Sala de Estar que a sua família passa mais tempo, reduza o número de cadeiras na sala de jantar e invista em sofás e poltronas.
Um truque possível é ter poltronas que possam ser usadas tanto na mesa de jantar como na sala de estar.
Móveis dobráveis que possam ser guardados num canto estreito, também são uma ideia a considerar.

Cores

Nada deverá exagerar nos matizes dos ambientes. Pisos e paredes claros, com apenas uma cor, disfarçam melhor quinas e ângulos, passando a impressão de que tudo é maior do que é.
O mesmo vale para os sofás e móveis maiores. Mas poderá destacar um canto do espaço com um tom escuro, ganhando, inclusive, profundidade visual.
A dica é escolher a parede mais ao fundo da sala e a que receba mais luz natural.
Já em acessórios, como almofadas, mantas, cúpulas e quadros, as cores intensas têm passe livre.

Portas de correr

Apesar de que as portas e janelas de abrir garantam um maior conforto térmico e acústico, em espaços pequenos deverá dar-se primazia a portas e janelas de abrir para de esta forma poupar espaço. Esta solução deverá ser pensada aquando as suas remodelações.

Espelho

Nada melhor para dar sensação de amplitude do que uma parede espelhada vista logo da entrada. Para criar um efeito moderno prefira faixas horizontais de mesmo tamanho.
Prefira roupeiros com portas de correr espelhadas.

Tapetes e cortinas

O pé direito do ambiente vai parecer mais alto se usar uma cortina que acompanhe toda a altura da parede. Quando fizer as suas remodelações, um bom truque é deixar uma calha no teto-falso.

Outro detalhe a ter em conta aquando as suas remodelações e a decoração das mesmas é que cortinas pregueadas vestem melhor o espaço e têm um ótimo desempenho termoacústico, porém ocupam um volume de cerca de 15 cm.
Prefira tapetes com formas que não sejam quadradas ou redondas pois delimitam as áreas e reforçam o seu tamanho reduzido.

Remodelações de varandas

Todos os espaços deverão ser aproveitados mas, se as varandas forem pequenas poderá não compensar fechá-las. Podere bem aquando as suas remodelações. Nesse caso sugerimos o uso de vasos com temperos aromáticos e num conjunto confortável de mesa e poltronas de dimensão reduzida e de material sintético, resistente ao tempo.

Parcerias

Arquivo