Algumas Dicas de Decoração
Para o sucesso total da alteração dos espaços, as remodelações deverão ser acompanhadas de uma decoração cuidada.
Decorar não é um bicho de sete cabeças, mas existem alguns segredos para que tudo fique em harmonia.
Sofá desproporcional
O tamanho do sofá deve ser compatível ao tamanho da sala. Um sofá muito grande poderá impedir a boa distribuição do restante mobiliário e poderá prejudicar a circulação e consequentemente o sucesso das suas remodelações. Entre o sofá e a mesa de centro, deve haver um espaço livre de 40 a 60 cm.
Conselho: tire as medidas do ambiente para o ajudar na escolha do sofá que melhor se adequa à sua sala. Em salas de até 20 m², escolha um sofá com 85 cm de profundidade.
Mesinha de centro
Nada pior do que ter que desviar de móveis para circular livremente pela sala. Os acessos aos demais ambientes devem contar com passagens superiores a 70 cm de largura. Se a sua mesinha de centro impede o fluxo deixe vazia a área em frente ao sofá.
Conselho: aposte numa peça multiuso. Um banco leve pode permanecer num dos cantos da sala e quando necessitar do apoio de uma mesa de centro, poderá ser desloado para frente do sofá.
Sala de Jantar
O assento da cadeira deve estar preferivelmente a 43 cm do piso e o tampo da mesa, a 75 cm.
Para uma boa circulação e movimentação adequada de quem está sentado, a mesa deverá ter um entorno livre de pelo menos 80 a 90cm.
O candeeiro deverá ficar entre 70 cm e 1,50 m por cima da mesa. A distância ideal varia conforme o modelo da peça e das lâmpadas - as que emitem calor deverão estar mais afastadas.
Tapete
Para além do fator estético e do conforto térmico, o tapete também organiza a decoração. Para uma escolha acertada, escolha apenas depois de os móveis estiverem definidos.
Conselho: na sala de estar use um modelo que avance para baixo do sofá entre 15 a 20 cm e que nas laterais permita que a mesinha fique sobre ele ou totalmente fora dele. Na sala de jantar, o tapete deve ter entre 60 e 80 cm a mais que as laterais do tampo da mesa.
Cortinas
As cortinas são elementos muito importantes na decoração, O segredo de sua perfeição está no acabamento e na qualidade dos materiais.
Conselho: defina a altura das bandeiras medindo o pé-direito (ou a distância do varão ao piso) e acrescente 50 cm a mais de corte de tecido. Essa folga é responsável pela barra, pelo cabeçote e para que ela se arraste por 2 ou 3 cm no chão, ganhando caimento impecável. Importante: certifique-se de que o tecido é pré-lavado, pois se ele encolher na primeira lavagem, você terá que conviver com cortinas curtas e feias.
Cor
Utilize cor nas suas remodelações mas com cuidado que abusar dos matizes mais intensos em grandes extensões de paredes e em móveis volumosos, pode resultar num ambiente de visual cansativo e difícil de decorar.
Conselho: prefira uma base neutra e deixe as nuances mais acentuadas para os objetos decorativos. Daí, seguindo essa cartela cromática, poderá pintar ou revestir facilmente uma parede, criar efeitos nas cortinas, forrar as cúpulas dos candeeiros, criando um diálogo entre estampas e tonalidades.
Luz
Este é um fator importante a ter em conta nas suas remodelações pois deverá ser pensado logo á partida.
A iluminação não tem como função apenas deixar o ambiente às claras, é também responsável por criar uma atmosfera acolhedora e imprimir personalidade à decoração. A falha mais comum é apostar apenas nos pontos de luz no teto, que clareiam, é certo, mas com seus fachos diretos proporcionam ao espaço uma luz fria e sem nuances.
Conselho: distribua abajures, colunas e candeeiros pela sala. Estas luzes decorativas contribuem com uma luminosidade difusa e podem criar cenas diversas.