Iluminação

Este é um fator primordial a ter em conta nas suas remodelações.

Os diferentes espaços precisam de iluminação adequada, com pontos de luz bem distribuídos e em quantidade suficiente para clarear sem ofuscar.

No universo da decoração, os spots embutido são os mais utilizados. Em geral podem ser usados em duas versões: com borda de acabamento e sem borda, totalmente oculto sobre o teto. Estes últimos geram um visual mais limpo.
Como este tipo de iluminação tem o corpo da lâmpada acima do teto-falso (muitas vezes aplicado em remodelações), é importante que se verifique se há espaço suficiente para o equipamento de iluminação escolhido e também para sua manutenção. Estas luzes têm os fachos direcionáveis e além de funcionais possibilitam também iluminação de destaque, sublinhando móveis e detalhes arquitetónicos e de decoração.
Para gerar luz homogênea, é fundamental que as peças estejam bem aprumadas no teto. Este é um dos pontos importantes a fiscalizar nas remodelações.

Luzes de orientação

Este tipo de iluminação é indicado para evitar acidentes e proporcionar uma circulação confortável. Estas luzes direcionam o caminho e conferem um efeito cênico. Para cumprir sua função, devem ser totalmente embutidas na parede, deixando apenas o acabamento aparente, e deverão sempre estar mais altas que o rodapé.
Os balizadores deverão ser instalados após a pintura das paredes para que não fique nenhuma parte por pintar. Esta iluminação deverá ser pensado antes do início obras de remodelações.

Luzes LED

O LED (diodo emissor de luz) é a tecnologia existente mais avançada.
É um componente eletrónico que gera luz com baixíssimo consumo energético e um período de vida longa, de até 100 mil horas. O segredo de tais qualidades está no seu dissipador de calor. Para garantir o bom funcionamento, é fundamental que o equipamento seja instalado com espaço livre ao redor de modo a propiciar ventilação constante.
Existem várias tonalidades: branco quente (3 mil k), branco claro (4 mil k) e branco frio azulado (5 mil k). Num mesmo ambiente deverão ser usadas luzes com a mesma tonalidade, caso contrário o projeto luminotécnico poderá estar comprometido.

Efeito arquitetónico

Rasgos, fendas, rachaduras iluminadas.
É surpreendente como a luz tem aguçado a criatividade de empresas e profissionais. A última palavra em iluminação são as luminárias que se fundem à arquitetura. Alguns produtos de gesso acartonado, moldados em fibra de vidro, se mimetizam ao forro do ambiente, dando movimento decorativo ao teto. O resultado é um efeito de luz difusa, em que não se vê a fonte luminosa. O mesmo também pode ser feito em paredes de gesso acartonado. São equipamentos que passam a impressão de que a alvenaria foi rasgada e que por ali vaza um raio de luz. Abastecidos por LED s, os produtos visam baixa manutenção. A existência ou não de este tipo de iluminação também deverá estar prevista desde o início das obras de remodelações.

Parcerias

Arquivo