Remodelações de exteriores e jardins

Pense no jardim como uma casa sem teto. Para usufruir do jardim é necessário ter uma zona em que se possa sentar para ler um livro ou reunir família e amigos numa refeição.
O segredo está em criar ambientes sombreados, garantindo o bem-estar a qualquer hora do dia.
Pergolas cobertas por trepadeiras rendem espaços deliciosos.
Todos esses recantos devem ser servidos por caminhos confortáveis, de piso plano e seguro, antiderrapante, mesmo se molhado.

Piscina

Caso tenha piscina, procure que esta seja cercada uma extensão do jardim, alocada de forma a participar do cenário verde que a cerca.
Evite que árvores e grandes maciços vegetais que a possam sujar ou sombrear.

Caso seja possível, para garantir uma maior sensação de frescor, aposte num espelho de água abastecido pela piscina. Nada mais refrescante do que o murmurar de água correndo.
Uns bancos aqui por perto possibilitam aos que não estão em trajes de banho também usufruir de esta área.

Ponto com vista privilegiada

Se tiver espaço, não deixe de criar um mirante no jardim, isto é, uma área mais elevada em relação ao piso. Distribua assentos cômodos, que podem ser de alvenaria ou móveis soltos, e aprecie ângulos diferentes do paisagismo. Detalhes como esse, estimulam a vivência ao ar livre e a aproximação com a natureza.

Pequena horta

Preparar receitas e chás com ervas colhidas no seu próprio jardim é especialmente saboroso pois elas estão sempre frescas, livres de produtos tóxicos e o seu cultivo pode render bons momentos de descontração.
Na remodelação poderá prever plataformas de tijolos que elevem os recipientes de cerâmica, que exibem cebolinha, manjericão, tomilho e alface. Dispostos dessa maneira, a colheita e a rega ficam mais fáceis e as hortaliças mantêm-se protegidas de animais de estimação.
Recebendo sol, no mínimo, quatro horas por dia, as plantas crescem saudáveis e melhor imunes a pragas.
Uma pia próxima aos canteiros possibilita lavar os temperos antes de levá-los para a mesa.

Parcerias

Arquivo