Paulo Henrique Durão entre os 20 arquitectos mais notáveis, segundo a Wallpaper

O arquitecto português Paulo Henrique Durão, de 34 anos, está entre os 20 jovens arquitectos com maior talento, segundo a “Wallpaper Magazine”, que distingue anualmente um conjunto de profissionais da área a nível mundial.

Licenciado pela Universidade Lusíada de Lisboa e com formação na Escola Técnica Superior de Arquitectura de Madrid, Paulo Henriques Durão trabalha na PHYD Arquitectos, atelier fundado pelo próprio, e dá ainda aulas na Universidade Lusíada, depois de já ter leccionado na Autónoma.

Segundo o portal espaço de arquitectura o arquitecto recebeu a notícia com surpresa: “Fiquei feliz e surpreso. Foi uma notícia muito agradável. Não tinha expectativas de que a curto prazo acontecesse algo do género”.

De acordo com a mesma fonte, questionado sobre como encara o futuro dos jovens arquitetos, Paulo Henrique Durão diz que apesar das dificuldades da profissão, que na actual conjuntura são comuns a outras áreas, vale a pena investir naquilo que se acredita.

“Aos mais jovens aconselho que façam projectos com ambição e que acreditem no que estão a fazer. Paulatinamente irá acontecer. Não sei se haverá tempo para esperar e se os jovens da contemporaneidade têm esse tempo, mas ele é necessário”, sublinhando que há sempre um hiato temporal entre o primeiro esquiço e a concretização.

“O processo criativo exige tempo e maturação. Por vezes são precisos anos. Mas a arquitectura é uma profissão fascinante. Vale a pena”, remata.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo