Eixo Atlântico diz que fundos para modernizar ferrovia concretizam “luta” de anos

altO presidente do Eixo Atlântico disse esta sexta-feira que a alocação de 112 milhões de euros de fundos comunitários para a modernização da Linha do Minho representa a “concretização” de uma das “grandes lutas” regionais dos últimos anos.

Em comunicado, o autarca socialista de Viana do Castelo e líder do Eixo Atlântico diz “congratular-se com a concretização daquela que foi uma das suas grandes lutas: a modernização da Linha do Minho”.

“Graças à reprogramação do POVT [Programa Operacional de Valorização Temática do Território], cuja proposta será discutida e aprovada numa reunião no próximo dia 18 de Junho, este projecto é referenciado como o novo grande projecto”, acrescenta José Maria Costa.

Uma posição tomada depois de revelado que a Autoridade de Gestão do POVT, através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), “irá submeter à apreciação da Comissão de Acompanhamento a proposta de reprogramação financeira de reafectação de Fundo de Coesão e FEDER entre Eixos Prioritários”.

A modernização da Linha do Minho deverá envolver, até 2014, um investimento de 112 milhões de euros, fruto da reprogramação de fundos comunitários já aprovada por Bruxelas, confirmou à Lusa o autarca de Valença, cidade que em Abril recebeu uma reunião entre secretários de Estado dos transportes de Portugal e de Espanha.

Segundo o social-democrata Jorge Mendes, a confirmação da aprovação do pedido de reprogramação destes fundos comunitários, através do POVT, foi transmitida esta quinta-feira pela CCDRN, em reunião com os autarcas do Alto Minho.

“O que a CCDRN nos disse é que este pedido de reprogramação dos fundos comunitários, apresentado pelo Governo português, já foi aceite na Comissão Europeia. Prevê um investimento na modernização da Linha do Minho de 45 milhões de euros em 2013 e de 67 milhões de euros em 2014″, explicou o presidente da Câmara de Valença.

Neste comunicado, o presidente do Eixo Atlântico afirma “que existirá um reforço do Fundo de Coesão para projectos na área dos transportes e mobilidade sustentável para permitir a aprovação de projectos de infraestruturas ferroviárias da responsabilidade de entidades do perímetro orçamental”, nomeadamente na modernização da Linha do Minho, entre Nine, Viana do Castelo e Valença.

Trata-se de um investimento que consiste essencialmente na electrificação e modernização da linha, utilizada para a ligação internacional entre Porto e Vigo, na Galiza.

Na declaração final da XXVI Cimeira Luso-Espanhola, realizada a 13 de maio em Madrid, os Governos de Portugal e Espanha assumiram o “compromisso” de “agilizar os recursos disponíveis que permitam finalizar a electrificação de todo o trajecto” da linha entre Porto e Vigo “até 2016″

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo