Universidade Portucalense lança ciclo de conferências “Gestão de Cidades”

A Universidade Portucalente (UPT) anunciou o lançamento de um ciclo anual de conferências dedicado ao tema "Gestão de Cidades", coordenado por Paulo Morais.

Esta iniciativa enquadra-se na estratégia global da UPT, "que se pretende afirmar uma plataforma de partilha de conhecimento com o exterior e vai eleger, todos os anos, um tema de debate". Paulo Morais, docente e investigador da universidade, lançou o desafio destes ciclos por "entender que as universidades só servem se puderem partilhar conhecimento".

"Temos o dever de trazer as populações para a discussão pública e académica, porque é delas que se faz o debate, principalmente quando falamos dos locais onde habitam, que são seus por definição", sublinhou o investigador.

Em comunicado, a UPT destaca que, em toda a Europa, "mais de 70% da população vive em cidades e, em Portugal, mais de 40% dos portugueses reside nas zonas urbanas, valor que, segundo a Organização das Nações Unidas, deverá aumentar em quase um milhão até 2050".

"O abandono do espaço público pelas autarquias tem, todavia, crescido em paralo com o aumento das populações nas zonas urbanas, pelo que não é de admirar que as famílias, nos seus tempos livres, procurem o conforto dos centros comerciais e não os espaços inóspitos das ruas", continuou Paulo Morais.

O objectivo destes ciclos consiste em colocar os vários stakeholders a "repensar o modelo de gestão das cidades para que estas possam ser devolvidas aos seus habitantes". Para tal, a UPT contará com a participação de decisores políticos e económicos nos seminários.

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo