COBA desenvolve projecto para ponte sobre o Rio Cambamba

A COBA Angola desenvolveu, em parceria com a COBA Portugal, o projecto de execução de uma nova ponte sobre o Rio Cambamba, em Angola, para a Tecnovia Angola.

Segundo a informação avançada pela empresa de engenharia portuguesa, o dono de obra é o Ministério da Construção da República de Angola, por via da Direcção Nacional de Infra-estruturas Rodoviárias (DNIR).

A COBA explica, em comunicado no seu site, que a actual travessia deste rio, na Rua da Vala, em Talatona, na capital do país, está frequentemente “sujeita a galgamentos provocados pelas chuvas de maior intensidade”. Com o elevado tráfego que circula nessa via, as situações de galgamente "têm tido graves consequências, não só em termos de congestionamento, como também no arrastamento de pessoas, veículos e bens pelo Rio Cambamba".

A empresa explica ainda que a Rua da Vala é uma rua urbana com elevada ocupação habitacional do lado de Benfica, após a margem esquerda do rio, motivo pelo qual o restabelecimento da rua se situa "precisamente sobre a rua actual", permitindo a nova ponte a transposição segura do rio, "no cenário de cheia centenária2.

O traçado do restabelecimento da rua apresenta uma extensão de 637 metros, com uam via por sentido com 3,50 metros de largura, bermas de 2 metros de largura em terrapleno e 1 metro na ponte, e passeios contínuos com 1,50 metros de largura livre.

Por sua vez, a ponte é constituída por um pórtico de cinco vãos, com vãos parciais de 16 e 20 metros, perfazendo um total de 92 metros de comprimento, materializada em betão armado. O tabuleiro, em laje vazada, apresenta uma alrgura de 12,50 metros, "de modo a acomodar uma via de tráfego por sentido, situação que corresponde à actualmente existente".

As fundações da ponte são "materializadas em estacas com 0,80 metros de diâmetro, com profundidades entre os 24 e os 28 metros". Do lado da margem esquerda do Rio Cambamba, "devido à forte ocupação existente, a aproximação à ponte é materializada através de muros laterais de altura variável em betão armado, apresentando uma extensão total de 92 metros de ambos os lados".

Do lado da margem esquerda do rio, a ponte é materializada através de muros laterais, de altura variável, em betão armado, apresentando uma extensão total de 92 metros. A COBA explica que se deve à "forte ocupação existente". A obra está em execução, com a inauguração prevista para o segundo trimestre deste ano.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo