ISEP realiza segunda edição da pós-graduação de Técnico de Inspecção Avançada de Estruturas

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) vai realizar a segunda edição da pós-graduação de Técnico de Inspecção Avançada de Estruturas a 24 de Março.

Esta acção de formação de um semestre (122 horas) "especializa diplomados em Engenharia Civil ou em áreas afins para a inspecção avançada de estruturas, aprofundando os seus conhecimentos e competências, potenciando o seu ingresso em empresas das áreas de projecto, de fiscalização ou de construção dedicadas a este tipo de serviço, ou a sua integração nos quadros técnicos de empresas responsáveis pela gestão do património edificado", explica o comunicado do ISEP.

O plano de estudos envolve inspecção de estruturas de betão e metálicas, ensaios de diagnóstico de estruturas de betão, inspecção e ensaios de diagnóstico de estruturas de madeira e de alvenaria e inspecção de estruturas geotécnicas.

"As intervenções de reabilitação e a definição da sua profundidade deverão ser antecedidas de uma adequada avaliação do estado de conservação da construção em causa, que decorrerá de uma cuidada prévia inspecção", refere a mesma fonte.

Esta segunda edição surge depois de, em 2013, e identificando "a necessidade de formação de profissionais especializados na realização de inspecções estruturais", o ISEP ter lançado a primeira edição da pós-graduação, com uma "forte componente prática, assente no desenvolvimento de interessantes e diversificados casos de estudo".

Esta pós-graduação permitirá "contribuir para que os formandos se especializem na realização de inspecções avançadas de estruturas, de forma autónoma, com domínio ads principais técnicas de ensiao de diagnóstico e familiarizados com as mais recentes técnicas de inspecção", como o emprego de veículos aéreos não tripulados – "drones".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo