Recuperação do mercado estabiliza preço das habitações

Os preços das habitações em Portugal estão a estabilizar devido à recuperação sustentada da actividade no mercado de compra e venda.

Segundo o mais recente inquérito Portuguese Housing Market Survey (PHMS), realizado pela Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) e pela Confidencial Imobiliário (Ci), os preços de habitação têm-se mantido "relativamente inalterados" ao longo dos últimos oito meses.

"Os resultados de Dezembro destacam que a confiança no mercado de compra e venda continuou a reforçar-se, dando nota de uma evolução positiva dos indicadores neste segmento e da recuperação sustentada da actividade", refere o comunicado de imprensa da Ci.

A mesma fonte destaca que a procura por parte de novos compradores continuou a aumentar e que este crescimento se verifica "quase há um ano e meia de forma ininterrupta". As vendas acordadas também aumentaram em Dezembro, pelo 12.º mês consecutivo, apresentando-se as expectativas relativas a vendas "como as mais elevadas dos últimoss quatro anos".

"Apesar de estarmos perante um desenvolvimento positivo, é necessário ter em conta a actual conjuntura, dado que o cenário económico é ainda desafiante", declarou Ricardo Guimarães. Para o director da Ci, "é interessante ver que, em alguns mercados, vários mediadores imobiliários referem haver falta de imóveis disponíveis para venda".

"Isso, ao mesmo tempo, é uma notória subida da procura", acrescentou, concluíndo que "essa procura é orientada para as principais cidades e centros urbanos".

Por sua vez, Josh Miller sublinhou que "à medida que os meses passma, estamos cada vez mais confiantes de que o mercado de compra e venda encontrou terreno firme e que o sector de arrendamento não está muito longe de o fazer".

Para o economista sénior do RICS, "se o mercado pode ou não passar de um cenário geralmente estável para uma recuperação genuina dependerá de a própria recuperação económica ser sustentada". "Neste âmbito, as expectativas parecem promissoras, mas não estamos ainda fora de perigo", avisou.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo