Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) distingue Falcão de Campos

Os Prémios AICA/SEC/Millennium bcp de Artes Visuais e Arquitectura relativos a 2013, distinguiram João Pedro Falcão de Campos e o artista plástico Alexandre Estrela.

Em comunicado, a AICA afirma a distinção a João Pedro Falcão de Campos é “justificada pela consistência da sua obra e a abrangência da sua actuação”. “O Prémio recai sobre um arquitecto que trabalha com o mesmo rigor obra nova, reabilitação, arquitectura ou espaço público”, sublinhou o júri em ata.

No mesmo document, os elementos do júri justificaram ainda a atribuição do Prémio dizendo que, “a sua coerência construtiva, programática e conceptual ficou recentemente patente em intervenções exemplares conduzidas no coração de Lisboa – como o percurso pedonal assistido da Baixa ao Castelo ou a obra da sede do Banco de Portugal, realizada em parceria com Gonçalo Byrne, – que reforçaram a memória e a identidade da Baixa Pombalina, devolvendo-lhe centralidade institucional, representativa e cultural.

Na ata pode ainda ler-se que, “no percurso, assumindo sempre uma perspectiva integrada de actuação, a lógica dos espaços urbanos atravessados é valorizada e assegurado o conforto do cidadão”. “Na sede do Banco de Portugal gere um programa complexo, articulando a abertura do edifício-quarteirão à cidade, com exigentes soluções técnicas, e definindo as grandes decisões estratégicas que passaram pela realização de complexas demolições, pelo posicionamento das redes de infra-estruturas, por um restauro cuidadoso e pela integração dos achados arqueológicos”.

O júri foi presidido pelo curador João Silvério e constituído pela arquitecta Ana Tostões, o arquitecto Luís Santiago Baptista, o artista plástico Bruno Marchand e a historiadora e crítica de arte Helena de Freitas.

Recorde-se que, o prémio de artes visuais e o prémio de arquitectura da Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte é atribuído em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e a Fundação Millennium BCP.

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo