OE recebe seminário sobre instalações de resíduos mineiros

A Ordem dos Engenheiros (OE) realiza, no próximo dia 27 de Janeiro, o seminário "Gestão, Projecto, Construção e Encerramento de Instalações de Resíduos Mineiros".

Este evento terá lugar no auditório da Sede Nacional da OE, em Lisboa, e visa "sensibilizar e informar o meio técnico acerca da legislação em vigor, dos estudos e projectos necessários, dos meios de monitorização e de boas práticas de execução e de gestão deste tipo de instalações".

"O aumento significativo das cotações dos metais nos mercados internacionais de matérias primas registado na última década criou condições para a retoma da indústria mineira em Portugal", explica a comunicação da OE, referindo também que esta retoma "tem originado o aumento de produção nas minas existentes e a reactivação de algumas explorações desactivadas".

A OE destaca que a transposição das directivas europeias para a legislação nacional "estabeleceu o regime jurídico a que está sujeita a gestão de resíduos das explorações de depósitos minerais e de massas minerais".

Segundo a Ordem, a conjuntura que se verifica actualmente "tem levado as empresas detentoras de explorações mineiras a desenvolverem projectos com forte componente geotécnica, quer ao nível da construção de novas instalações, quer do encerramento e gestão ambiental de instalações existentes, tendo sido ainda necessário implementar eficazes sistemas de monitorização destas instalações, de modo a garantir o adequado funcionamento em todas as fases da sua vida".

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo