Knauf Insulation lança catálogo BIM em Portugal

A Knauf Insulation lançou em Portugal um novo catálogo BIM (Building Information Modelling), uma ferramenta dirigida a todos os profissionais do sector, que representa um dos maiores avanços no processo de criação e desenho da construção, ao mesmo tempo que promove a arquitectura sustentável e a eficiência energética dos edifícios, anunciou a empresa.

Nesse sentido, a Knauf Insulation criou o seu próprio catálogo BIM, onde é possível encontrar "uma vasta gama de soluções de objectos em diversos formatos BIM que incluem todas as áreas de isolamento térmico e acústico, disponibilizando, em primeira mão, dados reais para os projectos", garante a mesma fonte.

Recorde-se que BIM significa Building Information Modelling (Modelo da Informação da Construção) e contém a informação necessária para realizar um projecto, substituindo o clássico arquivo CAD por um modelo 3D com materiais e sistemas que permitem extrair do arquivo BIM dados essenciais como os custos de materiais, gestão do tempo, programação da obra, dados sobre os impactos no seu ACV (análise de ciclo de vida), comportamento térmico, etc.

Em nota de imprensa enviada ao Construir, a Knauf Insulation explica que, para que os profissionais possam maximizar as vantagens, fazer bom uso e melhorar o seu desempenho, o catálogo BIM é feito através do contacto constante entre a equipa de desenvolvimento e o fabricante, o que facilitará o trabalho conjunto de profissionais e fornecedores que trabalham com o BIM, uma vez que a confiabilidade dos dados do catálogo será garantida, e a informação constantemente revista e actualizada.

Contudo, sublinha, se a solução pretendida não estiver disponível no catálogo BIM, o utilizador pode entrar em contacto com a Knauf Insulation para obter a solução certa e, se necessário, criar um objecto que se adapte às necessidades do arquitecto.

No mesmo documento a Knauf Insulation alerta ainda para o facto de que utilizar uma solução de catálogo envolve o uso de uma solução real de mercado, pelo que a especulação e incerteza do resultado são minimizados. Assim, está garantida a rentabilização de tempo e a segurança no resultado final do projecto, garante.

De salientar ainda que, com o objectivo de disseminar ao máximo o catálogo BIM, a Knauf Insulation firmou recentemente uma parceria com a Building Smart Spanish Chapter, uma organização privada sem fins lucrativos, que representa o expoente máximo internacional na promoção e manutenção dos padrões BIM. Os arquivos foram também desenvolvidos no formato Revit eArchicad, dois dos maiores fornecedores de software BIM. A elaboração do catálogo em formatos diferentes permite a troca de informações entre profissionais e a colaboração ao projectar, facilitando a comunicação, o arquivo em compatibilidade e os projectos.

 

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo