Arrancam as obras de recuperação do Palácio de Queluz

As intervenções de recuperação do Palácio Nacional e Jardins de Queluz, que envolvem um investimento total de cerca de 2,8 milhões de euros, já arrancaram.

Segundo a Parques de Sintra, o dono de obra, as intervenções incluem, no Palácio, a recuperação de fachadas, cantarias, vãos, coberturas, a revisão das infra-estruturas de energia e comunicações, bem como a protecção contra descargas atmosféricas, o sistema de videovigilância, a ligação dos esgotos à rede pública e ainda a requalificação do piso térreo.

No seu comunicado de imprensa, a Parques de Sintra explica que o piso térreo está inacabado desde a reconstrução após o incêndio de 1934, e a intervenção irá disponibilizar uma cafetaria, um auditório e espaço de apoio para eventos.

Relativamente aos jardins, as intervenções encontram-se ainda sujeitas a apreciação por parte da Direcção Geral do Património Cultural. Os projectos previstos abrangem a recuperação do Jardim de Malta, a reconstituição do Jardim Botânico e também a recuperação da Cascata, bosquetes e caminhos, bem como a revisão e melhoria do sistema de águas.

A Parques de Sintra cita também, no seu comunicado, o diagnóstico do estado de conservação do Palácio e jardins, realizado em 2012, que confirmou "o elevado estado geral de degradação do conjunto, devido à carência quase total de investimentos".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo