Barbot inaugura centro de I&D em Gaia

altA Barbot inaugurou um novo centro de investigação e desenvolvimento na fábrica de Canelas, em Vila Nova de Gaia, que envolveu um investimento de 600 mil euros.

Para a empresa, este investimento traduz a sua "enorme vontade" em manter-se "pioneira no mercado, oferecendo novas e inovadoras soluções". O laboratório, com uma área de 310 metros quadrados, acolhe uma equipa de profissionais "altamente qualificados em diversas áreas que se dedicam à pesquisa e tese de novos produtos".

A equipa de investigadores é composta por quatro engenheiros, um chefe de laboratório, um assistente e ainda cinco técnicos. A Barbot destacca ainda que o espaço está munido de "uma série de aparelhos que permitem um controlo exaustivo da qualidade dos produtos em desenvolvimento".

"Aqui tudo é testado, desde o comportamento da tinta dentro de diferentes embalagens, à reacção às mais diversas condições meteorológicas, mas também os diferentes acabamentos, as fases de secagem, as resistências mecânicas, químicas e à esfrega, entre muitos outros procedimentos de controlo dos nossos produtos", explicou João Braga.

De acordo com este responsável pelo laboratório, "isto serve para garantir a qualidade dos produtos comercializados mas também permite o desenvolvimento de novas soluções, de forma a oferecer resposta às necessidades do mercado".

O grupo ressalva também, entre as máquinas dispostas neste centro de investigação e desenvolvimento, um equipamento exclusivo da Barbot, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Esta parceria possibilitou "a criação de uma tecnologia que substitui a variável humana de aloguns testes de acabamento, uniformizando a aplicação e apresentando uma leitura gráfica dos resultados".

Para além da FEUP, a Barbot trabalha também em conjunto com o Instituto Superior de Engenharia do Porto e com o Instituto Politécnico de Bragança. A empresa deixa ainda a expectativa de lançamento de novidades este ano, com esta aposta na investigação.

"Já no primeiro semestre deste ano, a Barbot vai lançar novas soluções técnicas, quer ao nível da construção civil, quer ao nível da decoração de interiores", afirmou Sofia Miguel, directora de marketing da do grupo.

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo