UMinho recebe Semana da Escola de Engenharia

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) realiza, entre 22 e 27 de Janeiro, a 11.ª edição da Semana da Escola de Engenharia.

Esta iniciativa, com o tema "Engenharia 2020", decorrerá no campus de Azurém, e celebra "o contributo da engenharia para o futuro do país, a inovação, a empregabilidade e o desenvolvimento e sustentabilidade regionais".

O programa inicia-se com a sessão solene do 40.º aniversário da EEUM, que inclui o debate "Engenharia: crescimento e desafios para as regiões". No painel estão previstas as participações do ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, dos presidentes dos municípios do Quadrilátero Urbano ? Miguel Gomes (Barcelos), Ricardo Rio (Braga), Paulo Cunha (Famalicão) e Domingos Bragança (Guimarães) ? bem como do administrador da Bosch Car Multimedia Portugal, Sven Ost, e do Reitor da Universidade do Minho, António Cunha.

A iniciativa dedica-se também ao emprego, na forma da presença confirmada de 30 empresas em expositores e workshops.

"A EEUM desafia a sociedade civil a repensar o papel da engenharia, reconhecendo os desafios e também o potencial futuro, com foco na inovação e desenvolvimento das regiões menos centrais como principal catalisador da retoma económica e da modernização do tecido empresarial", refere a universidade em comunicado.

De acordo com a mesma fonte, serão também debatidas as implicações da redução de candidatos aos cursos superiores na área das engenharias, bem como o seu papel premente na rede científica e tecnológica nacional, com impacto directo na indústria e na economia.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo