CBRE regista "forte crescimento" em 2014

A CBRE Portugal registou em 2014 os melhores resultados dos últimos 7 anos, com a maioria das áreas de negócio a darem conta de um forte crescimento.

Segundo a consultora, o grande destaque vai para a venda no fim de 2014, em representação do Fundo de Pensões da EDP, de mais um imóvel, localizado no Marquês de Pombal. A CBRE lembra que, com a venda do edifício Camilo Castelo Branco 46, efectuada em colaboração com a EDP Imobiliária, concluiu a venda do sétimo edifício na zona do Marquês de Pombal, em apenas seis meses, sendo cinco propriedade do Fundo de Pensões da EDP e dois de uma seguradora. Os sete imóveis têm uma área superior a 38 mil m2 e totalizam um volume de investimento superior a 86 milhões de euros.

 

Francisco Horta e Costa, Director Geral da CBRE comenta: "estamos muito satisfeitos com os resultados do ano passado, tendo crescido significativamente em quase todas as áreas de negócio. O ano de 2014 foi marcado pelo regresso dos investidores a Portugal, oriundos de várias geografias como a China, Estados Unidos da América, França e Brasil. Destaco as áreas de investimento e promoção, que juntas conseguiram comercializar perto de 52 mil metros quadrados no centro de Lisboa, vendas motivadas pelas transacções a investidores estrangeiros, e o departamento de escritórios, que mais que duplicou o seu volume de negócios, o que demonstra bem a confiança que os nossos clientes continuam a depositar na equipa da CBRE."

"Nas áreas não-transacionais, a área de Gestão de Activos Imobiliários cresceu impulsionada pela assinatura de 6 novos acordos de gestão de edifícios de escritórios e centros comerciais e a área de Avaliações que registou o melhor ano de sempre", sublinha o mesmo responsável.

Francisco Horta e Costa sublinhou ainda que, "apesar da continuada incerteza económica, quase todas as áreas de negócio em que operamos geraram um crescimento nas receitas durante o último ano."

"A nossa posição de liderança e a nossa equipa, que cresceu em 2014 de forma a dar uma resposta de excelência aos nossos clientes, leva-nos a encarar 2015 com confiança, seguros que as opções estratégicas dos últimos anos tornaram a CBRE uma empresa mais sólida e mais preparada para os novos tempos."

O Director Geral da CBRE antecipa ainda que "em 2015 o investimento em produto de rendimento continuará a crescer, transversal aos vários sectores do imobiliário comercial, alimentado pela existência de grandes volumes de capital estrangeiro para investir (institucional e privado) e pela manutenção das taxas de juro a valores muito baixos. É provável que aumentem também as transações de Centros Comerciais."

Relativamente ao investimento no sector da reabilitação, Horta e Costa acredita que "será uma realidade com tendência a aumentar, principalmente nos centros de Lisboa e Porto, com grande enfoque no sector residencial e de comércio de rua, com vista a tirar partido da crescente procura de estrangeiros em adquirir habitação de segmento médio e médio/alto. A reabilitação também se irá verificar no sector do turismo, quer na hotelaria pura, quer em novos formatos como os apartamentos para estadias de curta duração ou hostels, como consequência do aumento do número de turistas nas principais cidades portuguesas."

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo