Enor lança Evolux e promete revolucionar mercado da mobilidade

alt

A Enor lançou um elevador que promete revolucionar o mercado da mobilidade e reabilitação em Portugal, pelo simples facto de poder ser instalado em qualquer edifício, o Evolux.

Segundo a empresa, o objectivo "é poder dar apoio aos milhares de portugueses com mobilidade reduzida ? por idade ou por doença ? de forma a circularem nos edifícios as vezes que desejarem no seu dia-a-dia, possibilitando a execução de um maior número de tarefas e o aumento potencial da sua qualidade de vida".

"Como os idosos são aqueles que na sua maioria habitam os prédios antigos nas cidades, as escadas são muitas vezes uma barreira inultrapassável, sendo que há relatos de pessoas que não saem de casa porque não têm meios", descreve Cristóvão Varela da empresa Enor Portugal, especializada na produção de elevadores.

Segundo a Enor, o Evolux não necessita de um circuito eléctrico trifásico para a sua alimentação, simplesmente é ligado a um circuito comum de electricidade monofásica de 220 V como se tratasse de um pequeno electrodoméstico de potência igual ou inferior a 500 w. Para além disso, garante a mesma fonte, um sistema de acumuladores permite que em caso de falha de energia, este elevador permaneça a funcionar normalmente durante mais de 100 viagens, sem qualquer alimentação eléctrica da rede.

A empresa revela ainda que, o elevador Evolux tem também a particularidade de injectar na rede a energia de que não necessita. "Quando a cabina sobe sem carga, o contrapeso ligado a esta por cintas planas desce por força da gravidade produzindo energia que é assim reutilizada no seu funcionamento. O mesmo acontece quando a cabina desce com carga. Sendo mais pesada que o contrapeso, desce por efeito da gravidade, o que gera também energia". Estas características permitem uma poupança anual na factura de electricidade até 600 ? relativamente a um equipamento tradicional, assegura a mesma fonte.

A Enor prevê que nos próximos cinco anos, esta seja a solução para centenas e centenas de edifícios onde os seus habitantes necessitam desta mobilidade.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo