ThyssenKrupp desenvolve elevador sem cabos

altA ThyssenKrupp apresentou o elevador sem cabos Multi, cuja primeira unidade estará em fase de testes em 2016.

No seu comunicado de imprensa, a multinacional alemã explica que a inovação reside no facto de ter colocado "motores lineares" na cabine do elevador, transformando o transporte convencional de ascensores em "sistemas de metro verticais".

Segundo a mesma fonte, esta tecnologia aumenta as capacidades de transporte e a eficiência, reduzindo a pegada ecológica do elevador e picos de fontes de energia sobrecarregadas nos edifícios.

"Várias cabines no mesmo vão, movendo-se vertical e horizontalmente permitirão que os edifícios tenham diferentes alturas, formas e finalidades", continua o comunicado, explicando que as múltiplas cabines num mesmo vão tornam-se possíveis com a aplicação da tecnologia da levitação magnética do comboio Transrapid na indústria de ascensores.

O projecto do Multi pode incoporporar várias cabinas, com auto-propulsão, por vão, que se movimentam num circuito, aumentando a capacidade de transporte do vão em 50%, tornando possível reduzir a pegada ecológica dos elevadores nos edifícios também em 50%.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo