Fogos licenciados no Porto para reabilitação sobem para 76% no primeiro semestre de 2014

alt

A Câmara Municipal do Porto licenciou 101 fogos nos primeiros seis meses de 2014, dos quais 76%, 78 fogos, se destinaram a obras de reabilitação. Os restantes 23 fogos foram licenciados para obras novas. Dados revelados pela Confidencial Imobiliário e pela sua análise ao icenciamento municipal de obras no município do Porto.

Segundo a mesma fonte, face ao semestre anterior, a emissão de licenças para reabilitação (que considera obras em edificado) cresceu significativamente, sendo que no 2º semestre de 2013 haviam sido licenciados apenas 31 fogos deste tipo. Um aumento que, a Confidencial Imobiliário atribui ao facto de no 1º semestre ter sido emitida licença para um empreendimento na freguesia do Bonfim que prevê a reabilitação de 29 fogos. Além desta freguesia, as freguesias de Vitória, Massarelos e Santo Ildefonso foram as mais dinâmicas nos licenciamentos para reabilitação.

Já no caso dos fogos novos, a tendência foi de redução, com uma queda de 38% nas licenças emitidas entre os 2º semestre de 2013 e o 1º semestre de 2014. Neste  último período, as obras de construção nova para as quais foram emitidas licenças concentravam-se nas freguesias de Aldoar e Nevogilde.

Outro dado apurado pela Ci é o de que, tanto no caso da construção nova como da reabilitação, a maioria das obras licenciadas no Porto na primeira metade de 2014 era relativa a moradias. Quanto aos edifícios de apartamentos, os de menor dimensão (possuindo entre 3 a 10 fogos) foram os mais abrangidos pelo licenciamento no semestre em estudo. Tal verificou-se quer para a obra nova quer para a obra em edificado.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo