Leipzig vence City.People.Light de 2014

alt

A cidade de Leipzig, mais propriamente o projecto de reabilitação urbana da Praça Richard-Wagner, na Alemanha, foi distinguida com o primeiro prémio na 12ª edição dos prémios City.People.Light.

Organizada pela Royal Philips e pela Associação Internacional da Iluminação Urbana (LUCI), o prémio anual reconhece os projectos urbanos de iluminação que melhor demonstram os esforços criativos para planear infra-estruturas de iluminação sustentáveis, dentro das iniciativas de reurbanização das cidades, para benefício e bem-estar das pessoas que nelas vivem, trabalham ou visitam, explica a Philips em comunicado de imprensa. Este ano a competição teve participantes dos cinco continentes fazendo do concurso um desafio global.

Sobre a distinção, Mr.Rainer Barth, representante da cidade de Leipzig comentou: "queríamos prestar homenagem às raízes de Leipzig. Por isso, lançámos uma competição urbana pública para redesenhar a iluminação dentro de um processo democrático de decisão. O projecto é um excelente exemplo de como envolver os cidadãos e outras partes interessadas na preparação de um projecto de reabilitação urbana."

De acordo com a mesma fonte, a Praça Richard Wagner, na qual nasceu a cidade de Leipzig, e onde se instalou o mercado do século X, está cheia de história política e arquitectónica desde a Idade Média até à queda do Comunismo. Segundo a Philips, "a sua atmosfera única de iluminação combinada cuidadosamente com a arquitectura da cidade, permite iluminar edifícios, fontes esculturais, e um parque de patinagem com luz quente. Vários interesses foram incorporados no resultado final para criar a atmosfera correcta, com moderna iluminação LED, para preservar e dar relevância ao património histórico e combiná-lo com poupança de energia significativa para a cidade".

Vojislav Radovic, Manager Philips de Iluminação Exterior de South District C&EE. Revelou sobre o galardão que, a "Philips e LUCI criaram os prémios City.People.Light há mais de uma década para celebrar os projectos de reabilitação urbana mais sustentáveis e que criativamente utilizam luz para melhorar a vida e as experiências dos cidadãos e visitantes de forma igualitária". "Os projectos submetidos este ano foram de uma qualidade excepcional e configuram o novo padrão para as cidades do futuro. O projecto de Leipzig foi, não só inovador, pelo crowd-sourcing de ideias dos cidadãos, pelo embelezamento e segurança na cidade, como também por negociar o delicado equilíbrio entre a herança da cidade e a inovadora tecnologia de iluminação".

Plano Diretor de Iluminação

Como explica a Philips, um Plano Director de Iluminação "é uma ferramenta indispensável para que as cidades do século XXI, sejam consideradas realmente habitáveis". Segundo a empresa, "é o único documento onde se contempla, a estratégia luminária da cidade, através de desenhos apropriados que conjugam os aspectos quantitativos-funcionais da luz, como são aqueles que permitem ver e sentir-se seguro nas cidades pela noite, com os qualitativos-emocionais, como são aqueles que conseguem criar atmosferas e ambientes apropriados, promover as cidades, inovar, estimular e interagir com os cidadãos". 

É por estas razões que nos prémios City.People.Light, o júri avalia sempre, de forma positiva, o conhecimento da estratégia da cidade contemplada no seu Plano Director de Iluminação, e que cuide ao máximo o aspecto das pessoas, mostrando como os cidadãos participam cada vez mais nestes projectos estratégicos do futuro urbano, explica a mesma fonte.

Nesta edição, o segundo prémio foi para a Ciclovia Suspensa, Ponte "Serpente" para Bicicletas, em Copenhaga, Dinamarca. A ciclovia suspensa para bicicletas é uma ponte escultural exclusivamente para ciclistas. Trata-se de um passeio único e emocionante sobre o nível do mar, separando os ciclistas dos peões, deixando o cais abaixo. À noite, a ponte está ligeiramente iluminada com projetores incorporados no corrimão que enriquecem visualmente a área. O júri deste ano ficou impressionado com a reduzida iluminação utilizada, sem consumo adicional de energia para criar os efeitos de iluminação e evitando o brilho intenso.

A Place du Château, em Estrasburgo, França, alcançou o terceiro lugar. Próxima à Catedral de Notre Dame, este projecto fez-se para transformá-la num ponto marcante da "Grande- Île", um lugar que é Património Mundial da UNESCO. O júri mostrou-se impressionado pela incorporação de luz nas superfícies vertical e horizontal, um desafio que foi executado de uma forma única, sofisticada e excepcional. O rigoroso e largo processo de preparação envolvendo aos cidadãos incluiu conferências, visitas guiadas, workshops e questionários, o que deu credibilidade ao resultado final.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo