Eastbanc desafia Souto Moura para projecto em Washington

alt

Segundo o jornal Georgetowner, a promotora Eastbanc convidou Eduardo Souto de Moura para transformar o terreno de um antigo posto de gasolina num condomínio de uso misto, em Washington D.C.

Recorde-se que a Eastbanc é a grande impulsionadora do movimento de reabilitação da zona do Príncipe Real, em Lisboa, tendo já investido na compra de cerca de 20 edifícios na zona para fins de reabilitação urbana, um dos quais e por sinal o mais emblemático, o espaço Embaixada, que contou com projecto de reconversão assinado pelo arquitecto portuense.

Poucos detalhes foram divulgados ainda sobre o projecto e segundo declarações do presidente da Eastbanc, Anthony Lanier, “ainda estamos no início da fase de projecto.”

O Construir tentou contactar a sede da Eastbanc em Lisboa, mas tal não foi possível.

 

É preciso atrair investimento interno

Eduardo Souto de Moura considera que a manter-se a falta de investimento no mercado interno se assistirá ao aumento de encerramentos de escritórios de arquitectura, lamentando que apesar da qualidade dos cursos superiores existentes no país, neste momento praticamente só servem para formar novos emigrantes.

O vencedor do Prémio Pritzker em 2011 falava no Brasil, onde se encontra para participar num um encontro de Arquitetcos e Urbanistas que decorre em Brasília, garante que a arquitectura resolve problemas e isso será tanto mais fácil quanto melhor se conhece a cultura e as pessoas, o que invariavelmente acontece trabalhando-se no país de origem.

Souto de Moura defende a necessidade de haver um conjunto de acções que fomentem não só a construção como a melhoria das condições para atrair investimento privado. “Há luz no fim do túnel, mas não é um decreto-lei que muda isso. No fundo precisa que as pessoas voltem a ter um estado de conforto e optimismo para investir”, defendeu o arquitecto que aconselha a quem procura trabalho no Brasil , que procurem cidades alternativas, fora das grandes metrópoles, principalmente na região central do Brasil, onde há cidades com recursos financeiros, mas ainda carentes em obras de infra-estrutura.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo