Cátedra Lloyd Braga 2014 atribuída ao atelier Lacaton & Vassal

alt

A Fundação Carlos Lloyd Braga/Universidade do Minho atribuiu a Cátedra Lloyd Braga 2014 ao atelier francês Lacaton & Vassal. Nesse sentido, o arquiteto Jean-Philippe Vassal estará no próximo doa 31 de Outubro, sexta-feira, no auditório nobre do campus de Azurém, Guimarães, para dar uma aula aberta "Métamorphoses". A sessão insere-se nas celebrações do 18º aniversário da Escola de Arquitectura da UMinho (EAUM).

Segundo a Uminho, a dupla Anne Lacaton/Jean-Philippe Vassal criou o atelier em 1987 e usa uma abordagem estruturalmente informal, permitindo a apropriação natural dos espaços pelos cidadãos. A ala contemporânea do Palais de Tokyo, o Museu do Louvre em Lens, a Casa da Cultura Japonesa em Paris, o Centro Cultural de Osaka e a cafetaria "Architekturzentrum" de Viena são algumas das suas obras. O atelier recebeu várias distinções, como o Grand Prix National de l’Architecture.

A Cátedra Carlos Lloyd Braga homenageia o patrono da FCLB e primeiro reitor da UMinho, enaltecendo o seu multifacetado perfil cultural, universitário e cívico. É atribuída anualmente a uma individualidade nacional ou estrangeira de renome, proposta mediante convite institucional e enquadrado num programa de actividades de natureza cultural e científica proposto por Escolas e/ou centros de investigação da academia minhota.

De salientar que o programa inclui ainda a cerimónia solene do Dia da EAUM, com intervenções do reitor António M. Cunha, do presidente da EAUM, Vincenzo Riso, e do representante da Fundação Carlos Lloyd Braga (FCLB), Henrique Barreto Nunes. Será ainda inaugurada a exposição fotográfica de Paulo Catrica "Lacaton & Vassal: Duas obras", no Centro para os Assuntos de Arte e Arquitectura, em Guimarães.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo