Estratégia Urbana debate influência da cultura e da criatividade na competitividade das cidades

alt

A Estratégia Urbana ? Laboratório de Inovação, que actua nas áreas da Arquitectura, Urbanismo e Design, organiza na próxima quinta-feira, dia 30 de Outubro, um debate subordinado ao tema "Competitividade: Cultura e Criatividade". O debate está inserido no ciclo de debates "As Questões da Cidade" e pretende analisar o papel da cultura e da criatividade enquanto elementos influenciadores da competitividade das cidades.

Segundo Nuno Sampaio, arquitecto e presidente da Estratégia Urbana, "a nossa sociedade e as nossas cidades estão em constante mudança e a competitividade das cidades e dos territórios passa, sem dúvida, pela capacidade de adaptação e inovação. A cultura e a criatividade sempre foram vistas como uma mais-valia, mas falta entender como se pode rentabilizar e fixar o know how nas cidades portuguesas para que possam ser efectivamente criativas. É urgente perceber como se podem criar estas condições."

Para reflectir sobre este tema, a Estratégia Urbana convidou oradores de diversas áreas, nomeadamente arquitetura, cultura e jornalismo. São eles: André Tavares, arquitecto, coordenador editorial Dafne Editora e Curador da Trienal de Lisboa 2016; Augusto Santos Silva ex-ministro da cultura (2001-2002), professor na Faculdade de Economia da Universidade de Porto e comentador regular no programa Politica Mesmo da TVI24; Elisa Pérez Babo da Quaternaire Portugal e presidente da Fundação do Museu do Douro; e Luís Santiago Batista, arquitecto, crítico e investigador da relação entre a actividade criativa e as condições intelectuais, culturais e produtivas contemporâneas e editor da revista ARQ/a.

O debate será moderado por Manuela de Melo, jornalista, e antiga vereadora da cultura e turismo da Câmara Municipal do Porto nos anos 1990 e programadora geral da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura.

O encontro está inserido no âmbito do Dia Mundial da Arquitectura e terá lugar no auditório da Estratégia Urbana, em Matosinhos.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo