Certif integra acordo internacional para as renováveis

A Certif anunciou que passou a integrar um novo acordo internacional para as energias renováveis.

No seu comunicado de imprensa, a agência explica que é o organismo nacional que representa Portugal no IEC System for Certification to Standards Relating to Equipmento for Use in Renewable Energy Application (IECRE), "sendo um dos 15 membros iniciais deste novo acordo".

Segundo a mesma fonte, o IECRE foi criado no âmbito da Comissão Internacioonal Electrotécnica, com vista a "facilitar o comércio internacional de equipamentos e serviços para utilização no sector das energias renováveis, mantendo o adequado nível de segurança".

Neste contexto, foram criados três grupos sectoriais ? Marine Energy, Solar PV Energy e Wind Energy ? cabendo a cada um "desenvolver os procedimentos para a certificação de equipamentos e processos para a produção de energia, bem como os princípios para o respectivo reconhecimento a nível internacional".

A Certif pariticpou na qualidade de membro nacional e, também, de "futuro organismo de certificação no âmbito do acordo". Os painéis fotovoltaicos, as turbinas e geradores eólicos e marítimos, os inversores e conversores são alguns dos equipamentos que passarão a ser certificados ao abrigo do acordo.

A Certif realça que os fabricantes destes equipamentos passarão a dispôr de condições para a respectiva certificação a um menor custo, enquanto que os utilizadores poderão aceder a produtos "com maior garantia de conformidade e uma mais clara definição da compatibilidade de ligação entre sistemas".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo