INTERCASA e Lisboa Design Show abrem portas a 4 de Outubro

alt

No próximo dia 4 de Outubro, a FIL, no Parque das Nações, acolhe a INTERCASA que este ano tem como cartão de visita uma forte representatividade da indústria nacional, ao longo do qual são apresentadas as últimas novidades do sector e as tendências na área da decoração.

Integrado no certame, de 8 a 12 de Outubro, acontece o LxD ? Lisbon Design Show, que vai contar com designers envolvidos nas suas diferentes formas de expressão, nomeadamente, produto/equipamento, moda e decoração interiores, passando pela inovação e criatividade nacional e internacional, que reúne os diferentes players do sector (marcas, indústria, designers e opinion makers), garante a organização.

Ocupando mais de 20 mil m2 de área exposicional, a 38ª edição da Intercasa em conjunto com a 5ª edição do LxD contam com a participação de 200 empresas a exporem os seus produtos e serviços, contando também com uma forte presença do Norte de Portugal, incluído associações empresariais desta região, que representam grande parte da produção nacional.

O certame conta ainda com um programa completo e variado de conferências, workshops, academias, oficinas e desfiles de moda, entre os quais o Concurso de Design – Home Sweet Home by SIEMENS, cujo objectivo principal é promover o design como elemento diferenciador dos produtos e potenciar sinergias entre a capacidade criativa e a capacidade produtiva.

Inserido no LxD vai ainda estar patente a CASA IDEAL’14, projecto que pretende recriar uma casa real, empreitada que ficou a cargo de duas empresas com pergaminhos na área da construção civil, a Imprilar e a Growithewind, ambas da região de Coimbra. Esta Casa Ideal, apresenta-se como um espaço premium que reúne conceituados designers de interiores e arquitectos, "com o objectivo de criar espaços de sonho", salienta a organização. O tema proposto para a edição deste ano é “Uma Casa Portuguesa… com certeza” e pretende-se desmistificar a ideia de que os produtos portugueses não são sinónimo de luxo, conforto e requinte.

Destaque ainda para o avilhão 2 da FIL – onde decorre o LxD ? que, recorrendo a um dos recursos naturais com maior expressão na economia nacional e internacional, vai "vestir-se" de cortiça pela mão do designer Toni Grilo. "A cortiça utilizada pelo designer para a cenografia do evento será fornecida pela Sofalca, uma empresa portuguesa que se dedica a produzir e a comercializar aglomerado negro de cortiça expandida, um produto 100% natural, composto unicamente por grão de cortiça".

Por último, também a sustentabilidade tem lugar na criatividade e busca de soluções dos designers nacionais. Nesse sentido, através do "Ecodesign: Empreendedorismo amigo do Ambiente", designers de diversas áreas vão apresentar trabalhos e projectos que aliam o empreendedorismo à sustentabilidade ecológica. Dentro deste tema será apresentada a primeira plataforma online dedicada a esta temática: Coração Verde.

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo