Lisboa Open House regressa em Outubro

A iniciativa Lisboa Open House vai regressar no fim de semana de 11 e 12 de Outubro para abrir ao público as portas de 70 espaços da capital, anunciou a Trienal de Arquitetura de Lisboa. Entre os imóveis estão escolas, igrejas, museus, casas privadas, ateliês de arquitectos e palácios.

De acordo com a organização, a esta edição aderiram 27 novos espaços e no total são mais dez do que em 2013, quando 60 participantes na rede Lisboa Open House receberam 15.731 visitas, e em 2012, na estreia do evento, 54 locais tiveram 13.918 visitas.

Este ano, no conjunto de 70 espaço estarão a Fundação Champalimaud, o novo Museu dos Coches, o Atelier Francisco Aires Mateus, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara, o Supremo Tribunal de Justiça, a Escola Alemã de Lisboa, entre outros.

Recorde-se que esta iniciativa foi lançada pela arquitecta e curadora britânica Victoria Thornton em 1992 para dar a conhecer espaços de valor arquitectónico e cultural de referência a um público alargado, e já passou por cidades como Londres, Nova Iorque e Buenos Aires.

A Trienal de Lisboa sublinha que o regresso da iniciativa visa a descoberta, para o público em geral, de espaços que “demonstram o papel decisivo da arquitectura na vida dos cidadãos, e exemplificam o valor do património edificado”.

As visitas serão comentadas por voluntários ou pelos próprios autores, que explicarão a importância cultural e arquitectónica e a diversidade de tipologias e épocas.

A terceira edição da Lisboa Open House terá como comissário Fernando Sanchez Salvador e a coordenação a cargo de Inês Marques.

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo