Roca Lisboa Gallery recebe lançamento de obras sobre sustentabilidade e eficiência no sector hoteleiro

Dando continuidade aquilo que tem sido o seu trabalho e estratégia, o Roca Lisboa Gallery foi palco da apresentação de duas obras sobre sustentabilidade e eficiência energética, no sector hoteleiro. Foram elas o "Manual de Renovação de Hóteis, Ambientalmente Responsável" e "Sustentabilidade = Hóteis Eficientes & Rentáveis", da autoria de Manuel Ai Quintas, figura do sector hoteleiro em Portugal.

Ambos os livros, editados pela OTELTUR, enaltecem a necessidade de tornar as instalações hoteleiras ainda mais eficientes do ponto de vista energético, conseguindo assim, não só reduzir o impacto ambiental, mas também controlar os custos.

No evento, ambas as obras foram apresentadas por Manuel Pinto, Director Geral do Hotel Mundial, em Lisboa, que as considerou "autênticos manuais actualizados de trabalho, que defendem a inovação, e que permitem a rentabilização de todos os nossos processos de trabalho".

"A actividade hoteleira, tal como a moda, tem de se adaptar às mudanças sucessivas que acontecem na sociedade, para assim dar sempre a melhor resposta possível às necessidades dos clientes", afirmou.

Manuel Ai Quintas, autor das obras, não escondeu a satisfação pela presença de inúmeros colegas e profissionais do sector turístico e hoteleiro, área que considera "ser não só arte mas também ciência, pois desenvolve-se através de um conjunto de procedimentos rigorosos, com o objectivo de obter determinado resultado".

Segundo Manuel Ai Quintas, a hotelaria "é simultaneamente comércio e indústria", e é absolutamente necessário que ao nível da sustentabilidade e da ecoeficiência, se registem as mesmas "melhorias e o mesmos progressos que foram acontecendo nos últimos anos em Portugal a vários níveis, desde o conforto ao marketing, passando pela inovação e pelo requinte".

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo