Pessimismo de regresso ao sector imobiliário

De acordo com o IMI ? Imovirtual Market Index, o mercado imobiliário nacional observou no mês de Agosto um ajustamento em baixa deste indicador de confiança, reflexo da instabilidade sentida no sector financeiro. Segundo a mesma fonte, não obstante as expectativas de curto prazo se manterem tendencialmente positivas, a incerteza e desconfiança condicionaram fortemente a forma como os profissionais encaram o futuro próximo.

O barómetro mensal, que ausculta profissionais de mediação imobiliária, consultores imobiliários, empresas de gestão e administração de imóveis e promotores e investidores imobiliários, revela que o tempo de venda do produto residencial aumentou para os 13,8 meses e o tempo de absorção dos imóveis de arrendamento voltou a aumentar para os 5,3 meses, denotando-se um ligeiro aumento neste segmento de mercado (em Julho situava-se perto dos 4,9 meses).

No mês de Agosto, o IMI ? Imovirtual Market Index apurou ainda que 62,8% da procura imobiliária foi orientada para apartamentos, 51,3% da oferta imobiliária alicerçou-se em apartamentos, 36,9% da procura imobiliária concentrou-se no distrito de Lisboa e 27,9% da oferta imobiliária encontra-se localizada no distrito do Porto e 23,6% em Lisboa.

O inquérito constatou ainda que, 42,5% dos inquiridos mencionou que o número de visitas realizadas por potenciais interessados se manteve em linha com o registado no mês anterior, apesar de se denotar um maior número de profissionais (cerca de 19,2%) que reportou uma erosão desta dinâmica; 48,2% dos inquiridos referiu a manutenção do nível dos negócios concretizados ? contudo importa sublinhar, que cerca de 25,4% das respostas obtidas aponta para uma diminuição das transacções realizadas, o que se substantiva como um agravamento desta perceção face aos meses anteriores; e 48,7% dos inquiridos mencionou que, no mês em análise, observou um comportamento estável no desenvolvimento da sua actividade (contra 21,8%, que expressou ter sentido um decréscimo na dinâmica da sua empresa).

No que diz respeito a expectativas do nível de preços, no curto prazo, 64,2% dos participantes no inquérito expressou a manutenção dos valores de mercado, sendo que 22,8% antecipou um potencial aumento (sobretudo em determinados segmentos de mercado mais expostos à procura internacional). Em relação ao dinamismo da actividade, as expectativas de 56,5% dos inquiridos apontam no sentido de uma melhoria da Mediação Imobiliária, sendo de realçar a este nível, que 8,3% acredita, todavia, na deterioração das condições em que o mercado imobiliário opera (pessimismo que foi reforçado no mês em análise).

No mês de Agosto, e seguindo a tendência de meses anteriores, destacaram-se ainda os seguintes estímulos: a instabilidade no mercado de trabalho, com uma incidência de cerca de 49,7% das respostas obtidas; a diminuição do poder de compra, de acordo com 48,2% dos profissionais que participaram no inquérito (reflexo, não só da instabilidade que ainda se sente no mercado de trabalho, como das fragilidades que o nosso sistema financeiro continua a evidenciar, colocando em causa a recuperação do mercado imobiliário tradicional de compra e venda); a restritividade bancária, que registou uma representatividade de 48,2% (valor bastante expressivo, mas no entanto inferior ao registado em meses transactos, porventura em resultado de ao longo deste terceiro trimestre já se constatar um ligeiro reforço do crédito concedido por parte dos bancos).

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo