InovaDomus assina cinco parcerias para projecto de reabilitação
A InovaDomus ? Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro estabeleceu cinco parcerias, no âmbito do projecto ReabilitaDomus que prevê a reabilitação de um edifício antigo, adquirido pela Associação, em Ílhavo.

Os novos parceiros para este projecto são o IDAD - Instituto do Ambiente e Desenvolvimento, a Câmara Municipal de Ílhavo, as empresas Dryas Octopetala e Garbi, e o arquitecto e professor Bruno Marques, que irão contribuir nas ações de diagnóstico, monitorização e estudo das diferentes intervenções de reabilitação.

O IDAD participará na realização de estudos e de medições da qualidade do ar no interior do edifício e da envolvente. Este trabalho será realizado em diferentes fases da obra e épocas do ano. Os resultados permitirão aferir os impactos das intervenções interiores e exteriores, atendendo ainda às características do local e graus de ocupação.

A parceria com a Câmara Municipal de Ílhavo prevê um conjunto de acções de cooperação, no sentido de promover técnicas de regeneração urbana, reabilitação de edifícios e construção sustentável.

A Dryas Octopetala, empresa de Arqueologia e Património, irá caracterizar o estado da estrutura do edifício, identificar as intervenções anteriores e a localização de infraestruturas/redes com recurso a medidas de radar.

A Garbi, empresa especializada em limpeza e desinfecção, desenvolverá um estudo relativo à existência de insectos, à incidência e o seu modo de actuação, ao longo das quatro estações do ano, de modo a resultar numa demonstração de resultados fiável.

Bruno Marques, arquitecto e professor, irá propor uma intervenção inovadora, faseada e reversível do edifício. O objectivo será respeitar a identidade, tirar partido da riqueza arquitectónica e estética, e conferir modernidade à casa que é hoje a sede da InovaDomus.
in Engenharia e Construção

Ver original


Parcerias

Arquivo