REFER vai investir 2M? nos trabalhos preparatórios de modernização da Linha do Minho

altEstão avaliados em dois milhões de euros os trabalhos de preparação da modernização da Linha do Minho, verba essa já autorizada pelo Governo e publicada em Diário da República. Trata-se de um conjunto de trabalhos de estudo e projecto com vista à modernização daquela via, obras essas cuja conclusão está prevista para 2017.

Em causa está a portaria 699/2014, de 25 de Agosto, em que a ministra de Estado e das Finanças Maria Luís Albuquerque autoriza a Rede Ferroviária Nacional (Refer) a “encomendar os estudos e projectos com vista à electrificação e reabilitação do troço Nine/Viana do Castelo/Valença da linha do Minho”. Já este ano, lê-se na portaria, a REFER vai investir cerca de 800 mil euros em estudos e projectos, a realizar por uma das empresas do grupo, a Refer ‘Engineering’.

Em Julho passado, o presidente da CP, Manuel Queiró, afirmou que a electrificação da linha do Minho, entre Valença e Nine deverá arrancar em 2017, para estar concluída em 2019.

O responsável falava em conferência de imprensa realizada em Viana do Castelo no final de uma viagem a bordo do “Celta”, iniciada em Vigo, para assinalar o início das três novas paragens do comboio internacional. Na ocasião, sublinhou que a intervenção de modernização da linha do Minho consta do Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI) e é considerada, segundo o presidente da transportadora ferroviária nacional, uma obra prioritária.

Trata-se de um investimento reclamado há mais de dois anos pelo Eixo Atlântico, entidade que defende os interesses das 34 maiores cidades do norte de Portugal e da Galiza. Segundo a associação transfronteiriça a intervenção nos cerca de 70 quilómetros da ligação consiste essencialmente na eletrificação, aquisição de novo material circulante, modernização e sinalização da linha, a qual serve o serviço ferroviário internacional entre Porto e Vigo (Espanha). Investimento que permitirá reduzir o tempo da mesma viagem para 90 minutos.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo