Estão avaliados em dois milhões de euros os trabalhos de preparação da modernização da Linha do Minho, verba essa já autorizada pelo Governo e publicada em Diário da República. Trata-se de um conjunto de trabalhos de estudo e projecto com vista à modernização daquela via, obras essas cuja conclusão está prevista para 2017.
Em causa está a portaria 699/2014, de 25 de Agosto, em que a ministra de Estado e das Finanças Maria Luís Albuquerque autoriza a Rede Ferroviária Nacional (Refer) a “encomendar os estudos e projectos com vista à electrificação e reabilitação do troço Nine/Viana do Castelo/Valença da linha do Minho”. Já este ano, lê-se na portaria, a REFER vai investir cerca de 800 mil euros em estudos e projectos, a realizar por uma das empresas do grupo, a Refer ‘Engineering’.
Em Julho passado, o presidente da CP, Manuel Queiró, afirmou que a electrificação da linha do Minho, entre Valença e Nine deverá arrancar em 2017, para estar concluída em 2019.
O responsável falava em conferência de imprensa realizada em Viana do Castelo no final de uma viagem a bordo do “Celta”, iniciada em Vigo, para assinalar o início das três novas paragens do comboio internacional. Na ocasião, sublinhou que a intervenção de modernização da linha do Minho consta do Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI) e é considerada, segundo o presidente da transportadora ferroviária nacional, uma obra prioritária.
Trata-se de um investimento reclamado há mais de dois anos pelo Eixo Atlântico, entidade que defende os interesses das 34 maiores cidades do norte de Portugal e da Galiza. Segundo a associação transfronteiriça a intervenção nos cerca de 70 quilómetros da ligação consiste essencialmente na eletrificação, aquisição de novo material circulante, modernização e sinalização da linha, a qual serve o serviço ferroviário internacional entre Porto e Vigo (Espanha). Investimento que permitirá reduzir o tempo da mesma viagem para 90 minutos.