Ordem dos Arquitectos à distância de um clique

A Ordem dos Arquitectos acaba de lançar o "Portal dos Arquitectos", uma plataforma digital que é agora o canal de contacto privilegiado entre a instituição e os seus membros.

De acordo com a Ordem dos Arquitectos, com o Portal, de inscrição obrigatória para os membros da OA, passa a ser possível aos arquitectos realizar, sem sair de casa, um sem número de operações que até agora, só podiam ser concretizadas presencialmente.

Como exemplo, a Ordem explica que através do Portal, vai ser agora possível fazer a consulta e actualização dos seus dados pessoais, a solicitação e impressão de documentos, bem como pedidos de emissão de declarações genéricas ou específicas, certificações para os actos próprios da profissão para Portugal ou outros países e pedidos de requerimentos para alteração da inscrição junto da Ordem. 

Para além disso, os membros passam a poder efectuar pagamentos on-line, consultar o calendário de formações disponível e respectiva inscrição. Está ainda disponível a consulta das formações já frequentadas e a obtenção dos certificados de participação.

Os futuros arquitectos não foram esquecidos, uma vez que o Portal permite a inscrição para estágio profissional, sem esquecer os arquitectos de estados-membros da União Europeia ou provenientes de outros Estados para quem passa a ser possível fazer a inscrição on-line.

Para além destas funcionalidades específicas para os arquitectos, o Portal disponibiliza também um Directório de Arquitectos pesquisável por qualquer pessoa, bem como a possibilidade de comprovar a validade dos documentos emitidos pela Ordem dos Arquitectos através do Portal.

Em nota de imprensa enviada ao Construir, a Ordem sublinha que, com esta plataforma digital, "responde à exigência legal que obriga a transmissão electrónica de dados entre organizações e profissionais, sociedades de profissionais ou prestadores de serviços (Lei n.º2/2013 de 10 de janeiro)".

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo