Procura de casas para arrendar aumenta no país

O Portuguese Housing Market Survey (PHMS) referente a Junho concluiu que os níveis de procura no mercado de arrendamento habitacional em Portugal alcançaram o nível mais alto desde o início do ano passado.

Apesar disso, o relatório realizado pela Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) e pela Confidencial Imobiliário (Ci), refere que as rendas continuaram sob pressão para descer "e as espectativas são para que continuem este percurso nos próximos três meses".

O inquérito sugere também que os preços das casas se encontram "perto de estabilizar" e que, no mês em causa, as novas instruções de compra subiram ligeiramente, "uma tendência que se mantém positiva pelo décimo primeiro mês consecutivo". Por sua vez, as vendas acordadas apresentaram igualmente um ligeiro aumento pelo quinto mês consecutivo.

"A progressão consistente e estável destes dois indicadores parece estar agora a sentir-se nos preços que, segundo o reportado, se mantiveram estáveis em Junho, a nível nacional", refere o comunicado da Ci e do RICS.

A mesma fonte salienta que esta realidade não é igual nas regiões analisadas, com os preços das casas do Porto a continuarem a cair, enquanto sobem em Lisboa. As expectativas de vendas apontam para um aumento de actividade no futuro próximo, "embora a um ritmo mais lento".

"Pela primeira vez na história do PHMS, o sentimento dos agentes sobre o preço das casas não é negativo", declarou Ricardo Guimarães. Segundo o director da Ci, os factores que sustentam esta evolução são, em parte, "externos ao mercado, como a recuperação económica", e, por outro lado, específicos do mercado, "como a ausência de oferta em certas áreas, dada a inexistência de construção nova nos últimos anos".

Já Josh Miller, economista sénior do RICS, referiu que "os últimos resultados mostram que o aumento da actividade no mercado de compra e venda reportado nos últimos seis meses se está a começar a traduzir numa perspectiva de preços mais estável".

"De facto, o feedback positivo por parte dos promotores é especialmente encorajador. No entanto, será necessário um conjunto de dados mais sólidos para o mercado de trabalho e para a economia em geral para podermos falar de uma reviravolta do mercado", concluiu Miller.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo