Fabricante de candeeiros de luxo Castro Lighting reforça exportações para Arábia Saudita

A empresa portuguesa Castro Lighting, especializada na área da iluminação de luxo, prevê aumentar as suas exportações para 2,7 milhões de euros no final deste ano, reforçando a aposta nos mercados de França, Inglaterra e Arábia Saudita.

No ano passado, as vendas da empresa no mercado externo atingiram o valor de 1,8 milhões de euros.

Joana Gonçalves, do Departamento de Marketing da Castro Lighting, disse à agência Lusa que a operação além-fronteiras da empresa portuguesa tem “decorrido bem e as vendas têm superado as expectativas”, adiantando que a estratégia para este ano passa por continuar a exportar candeeiros para países de “elevado valor acrescentado”, como Inglaterra, França, Áustria e Arábia Saudita.

“Os nossos principais mercados são já à escala global”, sublinhou, tendo indicado que “as feiras internacionais muito contribuem nesse sentido, pois têm-nos levado a vários países de todos os continentes”.

Com mais de 35 anos, a Castro Lighting, iniciou a sua estratégia de internacionalização em 1997 para França e Inglaterra, e hoje já exporta para mercado como Austrália, Arábia Saudita, Líbano, Rússia e Ucrânia.

A empresa tem duas fábricas situadas em Gondomar, que exportam 90% da sua produção. Joana Gonçalves admitiu que o mercado de luxo em Portugal “tem [apesar da crise] vindo a crescer” e a Castro Lighting “tem executado vários projectos de luxo” no país.

A responsável adiantou que a empresa já alargou “a área de produção para dar resposta ao número crescente de encomendas”, mas verificou que “as duas unidades actuais não são suficientes”. Nesse sentido, “vamos ter de estudar futuros investimentos”, acrescentou Joana Gonçalves. Além disso, esclareceu que “o crescimento [da empresa] é sempre feito por via orgânica. Mas estamos atentos às oportunidades em Portugal e no estrangeiro que aportem valor à nossa marca”, disse.

A Castro Lighting alcançou um volume de negócios de cerca de 2 milhões de euros em 2013, esperando concluir 2014 com uma facturação global na ordem dos 3 milhões de euros. “Nos certames [feiras], os nossos candeeiros [de luxo] são requisitados pelos decoradores de interiores e arquitectos para a realização dos seus projectos nos seus países”, lembrando que a empresa investe cerca de 8% da facturação total nas áreas de Investigação & Desenvolvimento (I&D). A empresa atribui à “customização e à apresentação de produtos [de luxo] diferenciadores da concorrência” grande parte do seu caminho de sucesso. “Lançamos, em média, três a quatro colecções por ano, que em, regra geral, são apresentadas nas feiras internacionais em que exibimos”, realçou.

A próxima feira internacional vai ser a Maison & Objet, em Paris, que se realiza entre 5 e 9 de Setembro, tendo este ano a empresa já marcado presença, nomeadamente, na Interiors UK, em Birminghan, Maison e Objet (edição de janeiro), em Paris, May Design Series, em Londres, e a Light + Buiding e Ambiente, na Alemanha.

A empresa de Gondomar encontra também “um grande potencial” no segmento da hotelaria, onde os seus produtos podem ser vistos “nos mais luxuosos hotéis de todo o mundo”, comentou, indicando também que a Castro Lighting emprega actualmente mais de 60 funcionários, os quais estão distribuídos pelas diversas áreas de produção.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo