Martifer Solar constrói parque de 8 MW na Ucrânia

altA Martifer Solar construiu um novo parque fotovoltaico na região de Vinnytsia, na Ucrânia. Este projecto, de 8 MW, é denominado Shargorod e representa "um dos projectos mais desafiantes que a empresa concluiu com sucesso no país até à data".

No seu comunicado de imprensa, a subsidiária da Martifer SGPs explica que, "apesar dos eventos políticos e económicos que decorreram na Ucrânia durante o primeiro semestre de 2014" – referindo-se às recentes disputas territoriais entre as autoridades ucranianas e os separatistas pró-russos ? conseguiu terminar este parque, a 300 quiómetros de Kiev, num tempo de construção de três meses.

"Este novo parque de 8MW é um marco importante para a equipa, demonstrando de forma clara a capacidade da nossa empresa de se adaptar e gerir projectos complexos em condições extremas. Além disso, este projecto é um dos primeiros da sua dimensão a satisfazer os requisitos de contratação local em vigor no país", afirmou Francisco Queirós.

O country manager da Martifer Solar na Ucrânia acrescentou que os responsáveis da empresa estão "orgulhosos" por trabalhar em proximidade na sua parceria com a Rengy Development "de forma a maximizar o potencial de desenvolvimento do mercado solar na Ucrânia".

Este é o sexto parque construído pela empresa neste país, o que totaliza um portfíolio total de 29 MW implementados na Ucrânia desde Agosto de 2012.

"Enquanto mantemos o nosso investimento e desenvolvimento de projectos solares na Ucrânia, continuamos a confiar na força e talento comprovado da Martifer Solar como um parceiro no mercado", afirmou o managing director da Rengy Development. Narek Harutyunyan acrescentou que a sua empresa partlhou com a MArtifer Solar "várias histórias de sucesso no mercado ucraniano", tendo este parque ultrapassado as suas expectativas, "tendo em conta a situação actual do país".

O parque foi instalado numa área de cerca de 160 mil metros quadrados, com recurso a 33 mil módulos instalados em estruturas fixas. Deverá produzir "cerca de 9,2GWh/ano", o que permite evitar 3.855 toneladas de dióxido de carbono anualmente. Esta energia produzida é suficiente para mais de 11 mil habitantes da região por ano.

"Além do nosso trabalho na Ucrânia, a Martifer Solar está a levar a cabo uma abordagem mais abrangente a novas oportunidades no mercado solar a toda a Europa de Leste, o que irá gerar crescime nto futuro tanto para a empresa como para a região", afirmou Filinto Martins, regional manager da Martifer Solar na Europa.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo