Bosch vai lançar sistema de carregamento de ferramentas sem fios

altA Bosch lançou o seu sistema de carregamento de ferramentas sem fios.

No seu comunicado de imprensa, a multinacional alemã salienta que inaugura assim "uma nova dimensão na tecnologia de carga de baterias e novos caminhos para um trabalho com ferramentas sem fio eficiente e mais económico em termos de custos e tempo".

"Estamos convencidos de que esta inovação poderá ser tão bem-sucedida como a integração, pela primeira vez, dos elementos de lítio numa aparafusadora sem fio ? uma tecnologia que, antes de 2003, só era aplicada em telemóveis mas que, entretanto, passou a fazer parte do equipamento de 83% da totalidade das ferramentas eléctricas portáteis sem fio na Europa", explicou Henk Becker, membro do Conselho de Administração da divisão de Ferramentas Eléctricas da Robert Bosch GmbH.

O lançamento deste sistema de carregamento sem fios está marcado para o Outono deste ano, altura em que entrarão no mercado o carregador da bateria GAL 1930 W Professional e a bagteria de lítio 18 V GBA 18 V 2,0 Ah MW-B Professional, estando ainda planeada uma ampliação a longo prazo para outros componentes de sistema.

No seu comunicado, o grupo germânico explica que o princípio de acção para este sistema é usado em outras áreas como, por exemplo, os carregadores para escovas de dentes eléctricas e, recentemente, também em telemóveis. Consiste numa "transferência de energia sem conexão" – num emissor é gerado um campo magnético de corrente alternada com a ajuda de uma bobina, enquanto o receptor contém igualmente uma bobina.

"O campo magnético de corrente alternada penetra neste receptor. Desta forma é induzida a tensão e gerado um fluxo de corrente", declara o comunicado, onde se explica que, no caso concreto do sistema da Bosch, o carregador emite um campo magnético que é recebido pela bateria e convertido em corrente de carga. A potência transferia é "cerca de 50 vezes superior à das vulgares escovas de dentes eléctricas (1 watt)".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo