Vila do Conde conclui recuperação do Mosteiro de Santa Clara até final do ano

As obras de recuperação do Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde, em curso desde 30 de junho, deverão concluir-se até ao final do ano, garante fonte da autarquia.

A empreitada inclui a reparação da cobertura e da fachada do edifício, com a reparação e substituição de caixilharias, gradeamentos e pintura exterior. O valor global da obra é de meio milhão de euros, financiado em 85%, pelo QREN/ON.2 (Programa Operacional Regional do Norte). Numa visita ao local, promovida pelo município, Elisa Ferraz, presidente da Câmara, partilhou o seu contentamento com o avanço da obra.

“A primeira impressão é de felicidade relativamente ao início destas obras, que demoraram o seu tempo e que verificamos que estão em bom andamento e têm que estar prontas até ao final do ano”, referiu a autarca. Um dos objetivos desta primeira intervenção é, segundo Elisa Ferraz, “estancar o estado de degradação”. O edifício, acrescentou, “ficará com a apresentação que a sua dignidade exige. Vamos também criar condições para algumas visitas ao espaço e desenvolvimento de alguns programas de ordem cultural”.

O futuro do monumento de referência do concelho está ainda em aberto, como sublinhou a presidente de Câmara: “É ainda prematuro falar do futuro. Existem algumas possibilidades em cima da mesa. O edifício não é municipal. Temos que aguardar que haja decisões a nível do Estado”.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo