Angola forma mais 40 engenheiros na China

Quarenta e um angolanos foram graduados em engenharia este fim-de-semana pela Universidade chinesa de Wuhan, na província de Hubei, a uns 200 quilómetros de Beijing.

É a primeira vez que esta instituição coloca no mercado de emprego um número tão elevado de quadros angolanos.

O projecto, que culminou com a formação de engenheiros de construção civil e de electónica, é resultado de um acordo rubricado em 2010 entre o Ministério das Obras públicas de Angola e a empresa chinesa SINOHYDRO que leva a cabo vários projectos em território angolano.

A cerimónia de graduação contou com a presença do embaixador de Angola na China, João Garcia Bires, do vice-cônsul de Angola na Região Especial de Hong Kong, entre outros funcionários da missão diplomática angolana.

Dirigindo-se aos recém-graduados, o embaixador lembrou que a formação de técnicos é a concretização de um dos pilares do Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017 proposto pelo Executivo Angolano à luz da estratégia até 2025 que aposta na intensificação do ritmo de formação e melhoria da qualidade do desenvolvimento do homem angolano.

O diplomata agradeceu à empresa patrocinadora e garantiu empenhar-se junto das instituições de ensino angolanas para que mais jovens tenham a oportunidade de estudar na Universidade de Wuhan.

Na sua mensagem, os estudantes prometeram valorizar o investimento feito pelo Estado angolano e contribuir para o desenvolvimento do país.

De salientar que Angola e China mantêm excelentes relações a vários níveis, com destaque para a construção civil.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo