Mart homenageia Siza Vieira em exposição sobre itinerário artístico e profissional do arquitecto

alt

O Mart – Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Trento e Rovereto, em Itália terá patente a partir do próximo dia 4 de Julho, uma exposição sobre o trabalho de Siza Vieira. "Inside de Human Being / Dentro do Ser Humano" apresenta "o itinerário artístico e profissional do arquitecto a partir de eventos históricos do País, o Portugal que surge de um longo período de ditadura", explica em nota de imprensa o gabinete de arquitectura Cremascoli, Okumura, Rodrigues Arquitectos, responsável pela mostra.

A exposição, que integra os espaços do Mart até 8 de Fevereiro de 2015, é composta por uma selecção de projectos ? concluídos ou em construção – "acompanhados de uma abundante variedade de desenhos, fotografias e maquetes, que pretendem apresentar o trabalho de concepção de Álvaro Siza dentro de um itinerário ‘metodológico’, baseado em experiências pessoais, curiosidade e no método de observação da realidade que atribui um papel central à relação entre o homem e a natureza como motor da história".

A exposição com curadoria de Roberto Cremascoli e que conta com a participação de Siza Vieira e Chiara Porcu, responsável pelo arquivo do arquitecto portuense, "presta homenagem a um grande protagonista da cultura arquitectónica contemporânea, o mestre indiscutível de gerações inteiras de arquitectos que, através do estudo e interpretação do seu pensamento e das suas obras, renovaram a relação entre as forças internacionais de vanguarda moderna e a continuidade com as tradições de construção local", sublinha o gabinete Cremascoli, Okumura, Rodrigues Arquitectos em comunicado de imprensa

Perfil

Álvaro Siza Vieira nasceu em Matosinhos, Porto, em 1933. Formou-se em arquitectura, também no Porto, em 1955 e iniciou a sua colaboração com Fernando Távora antes de abrir, na mesma cidade, o seu próprio gabinete. Ainda no Porto, na Faculdade de Arquitectura, em 1976, é nomeado professor de “Construção”. Datam da segunda metade dos anos 50 os seus primeiros trabalhos, tais como o Restaurante Boa Nova em Leça da Palmeira (1958) ou a piscina da Quinta da Conceição (1958-1965). Nos anos 70, depois da queda da ditadura em Portugal, com a experiência das “brigadas SAAL” (Serviço Ambulatório de Apoio Local), Siza empenha-se na área da habitação social. Estes foram os primeiros anos de um reconhecimento internacional, que lhe valeu inúmeros prémios e reconhecimentos internacionais, incluindo o prestigiado Prémio Pritzker de Arquitectura (1992) e o Leão de Ouro de Carreira na 13 ª Bienal de Arquitectura de Veneza (2012).

foto: S. Victor

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo