Ano prevê-se dinâmico para investimento em imobiliário industrial e de logística na região EMEA

Segundo a consultora Jones Lang LaSalle, o mercado de investimento em imobiliário industrial e de logística da região EMEA manteve a sua trajectória de crescimento no 1º trimestre de 2014.

Fixados em ?4,9 mil milhões, os volumes de investimento neste tipo de imobiliário estavam 25% acima da actividade registada no mesmo período do ano passado, refere a consultora em nota de imprensa enviada ao Construir. No mesmo documento a Jones Lang LaSalle, sublinha que o peso deste sector no mercado de investimento em imobiliário terciário continuou a aumentar, concentrando 13% da actividade no 1º trimestre de 2014, o que compara com o peso de 10% registado no total de 2013 e reforça a evidência da crescente atractividade deste segmento.

Pelo que a consultora apurou, apesar dos volumes transaccionados terem crescido em termos homólogos em todas as sub-regiões no 1º trimestre de 2014, a maior parte da actividade continuou a focar-se nos principais mercados. Isto quer dizer que, quer o Reino Unido (+46% para ?1,5 mil milhões) quer a Alemanha (+140% para 1,3 mil milhões) registaram um crescimento homólogo significativo no 1º trimestre, impulsionado por transacções de portefólios. Ao mesmo tempo, a escassez de produto prime em França, que é tradicionalmente o terceiro maior mercado da Europa, levou a que o investimento recuasse 60% para os ?230 milhões nos primeiros três meses do ano, quando comparado com o 1º trimestre de 2013, o qual foi excecionalmente forte.

Contudo, a consultora imobiliária destaca a forte concorrência para a compra de activos e portefólios associada a uma crescente confiança, sinal de que o sector está a atrair um espectro mais alargado de investidores, incluindo os oriundos do Médio Oriente e da Ásia.

Além disso, sustenta, os investidores estão cada vez mais dispostos a procurar oportunidades com maior perfil de risco. No total, ?1,9 mil milhões foram investidos fora destes três principais mercados (Reino Unido, Alemanha e França) no 1º trimestre de 2014, o que equivale a 9% mais do que em igual período do ano passado, ainda que o peso do investimento fora destes mercados se mantenha estável, em 40% do total da actividade.

Tom Waite, Director de Capital Markets na Europa da JLL, disse: "Este novo crescimento no investimento em imobiliário industrial e de logística continua a ser impulsionado pelo elevado volume de capital que tem este sector na mira. À medida que a tendência para a aglomeração continua, assistimos a uma forte procura de oportunidades para portefólios e plataformas. Não obstante, a apetência por transacções de imóveis individuais mantém-se saudável e este tipo de operações cresceu mesmo 80% em volume face ao 1º trimestre de 2013. Algumas tendências chave que emergiram no início deste ano incluem o aumento da dimensão média das operações, o crescimento de fluxos de capital global e a contínua emergência de oportunidades fora dos três principais mercados, especialmente na Europa Central e de Leste".

Alexandra Tornow, Head de Research de Logística & Industrial na região EMEA da JLL crescenta que "a melhoria do sentimento económico a nível global e as alterações estruturais contínuas nas cadeias de distribuição estão na base de "fundamentals" de mercado saudáveis. Estes dois factores combinados com um fluxo mais elevado de capital oriundo de fora da Europa e que está a selecionar activos industriais e de logística, significa que podemos antecipar um ano 2014 de novo crescimento transaccional, apesar de a escassez de produto prime poder travar volumes excepcionalmente elevados em alguns mercados".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo