Reabilitação no centro do Porto impulsionada pelo turismo

Cerca de metade dos fogos licenciados para reabilitação no Porto, no primeiro trimestre de 2014, são integrados em projectos "de alojamento colectivo, habitualmente destinados ao sector turístico como são os casos dos hostels".

Segundo os dados da Confidencial Imobiliário (Ci), foram licenciados para reabilitação, no período em estudo, sete empreendimentos deste tipo, que incluíam um total de 28 fogos, estando todos localizados no coração da zona histórica da cidade, designadamente nas freguesias da Sé, Vitória e São Nicolau.

No total do trimestre, a Câmara do Porto emitiu licenças para 57 fogos inseridos em projectos de reabilitação, "sendo que, além destes 28 fogos em projectos de alojamento colectivo, os restantes 29 dizem respeito a um só empreendimento localizado na freguesia do Bonfim", declara o comunicado de imprensa da Ci.

A consultora destaca que estes números comparam com a "pouca dinâmica do licenciamento para habitação nova" que, no primeiro trimestre deste ano registou apenas um total de quatro fogos licenciados em todo o concelho.

Na análise aos últimos 12 meses ? período compreendido entre o segundo trimestre de 2013 e o primeiro trimestre de 2014 ? a emissão de licenças para habitação nova no Porto totalizou 55 fogos, "numa tendência trimestral decrescente". Relativamente ao caso do licenciamento de obras em edificado (reabilitação), o volume de fogos residenciais licenciados nesse período de 12 meses foi de 104 unidades.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo