Lucros da Mota-Engil crescem 22% no primeiro trimestre

altOs lucros da Mota-Engil no primeiro trimestre registaram um crescimento de 22% face ao apurado em igual período de 2012, fixando-se nos 5,5 milhões de euros.

Os dados agora revelados pelo grupo liderado por Gonçalo Moura Martins revelam que os números agora apurados se devem em grande parte ao registo da  actividade internacional que representou 64% do total do volume de negócios, e que permitiu o crescimento da actividade do Grupo em 2,7% para 471,2 milhões de euros, com destaque para África, onde se registou um crescimento de 5,2%, e na América Latina onde se verificou um expressivo crescimento de 55,9%, que estando em linha com a tendência dos últimos trimestres, permitiram compensar a retracção no mercado europeu.

Através do crescimento internacional, o Grupo conseguiu aumentar o EBITDA em 8,5% para 62,2 milhões de euros, e o EBIT para 35,8 milhões de euros (um crescimento de 8,8%), revelando assim os resultados do primeiro trimestre uma maior rentabilidade e eficiência operacional.

Relativamente à carteira de encomendas, de cerca de 3,4 mil milhões de euros, continua a demonstrar o crescimento da representatividade dos mercados externos (com 79% do total), com os mercados de África e América Latina a representarem 48% e 25%, respectivamente.

Em termos financeiros, a Mota-Engil manteve a tendência de crescimento do seu investimento face ao período homólogo (25 milhões de euros vs. 20 milhões no 1.º trimestre de 2012), concentrado maioritariamente na expansão orgânica das suas operações internacionais, conseguindo simultaneamente reduzir a divida liquida em 2% face ao período em comparação.

O aumento da maturidade da dívida é igualmente outro indicador que se destaca dos resultados hoje apresentados que demonstram um grupo mais internacional, com níveis superiores de rentabilidade e de reforço estrutural do seu balanço.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo