Sector do retalho melhora em Madrid e Barcelona em 2014

Segundo o estudo do sector do retalho da Aguirre Newman referente às cidades espanholas de Madrid e Barcelona no período de tempo compreendido entre 2013-2014, "o mercado de retalho registou um bom desempenho geral, na maioria dos eixos Prime de Madrid e Barcelona, em 2013, uma tendência que deverá manter-se para 2014".

Esta é uma das principais conclusões do estudo realizado pela consultora imobiliária, uma análise que, sublinha a mesma, permite antecipar o declínio nas taxas de disponibilidade e o aumento dos arrendamentos impulsionado pelo aumento da procura.

Em Madrid, pelo que a consultora apurou, os valores de arrendamentos registaram um aumento geral em todos os eixos Prime excepto na zona de Ortega y Gasset, onde as rendas continuam a baixar. Neste sentido, o aumento médio da cidade foi de 2,67%, com uma força maior na Gran Vía, Fuencarral e Serrano. Na capital espanhola, a taxa de disponibilidade também forneceu dados positivos e passou de 5,8% para 4,9%. Neste sentido, áreas como a Calle Preciados ou a Puerta del Sol tem disponibilidade zero. Quanto aos pedidos de espaços, os sectores mais dinâmicos da ciadde são a hotelaria e "vários", enquanto a moda e acessórios estão em terceiro lugar, com 17% do total. Além disso, as superfícies mais procuradas são de pequena dimensão (200m²), devido aos menores custos que envolvem a exploração dos mesmos.

Em Barcelona os valores de arrendamento registaram um pequeno aumento em 2013. Na maioria dos eixos estudados há um aumento das rendas e o período de correcção dos preços chegou a sua fase final, tal como a Aguirre Newman previu no seu relatório do ano passado.A taxa de desocupação registou uma redução notável ao passar de 4,2% para 2,6%, uma tendência presente em todos os eixos Prime analisados, excepto na Rambla de Cataluña e Rambla de Canaletas. Em relação aos sectores comerciais mais activos os espaço de moda e acessórios foram protagonistas, com 33% de todas as aberturas registradas em 201, seguido de "vários" (29%) e serviços (21%). Em barcelona, 76% da procura diz respeito a  locais de pequena dimensão, abaixo de 200 m2, uma tendência que emerge da maior procura local de pessoas que querem iniciar um novo negócio em alternativa ao emprego assalariado.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo