Câmara de Coimbra destina 6,9M? a investimento na Reabilitação

altA Câmara Municipal de Coimbra está em negociações com o Banco Europeu de Investimento tendo em vista um empréstimo de aproximadamente 3,5 milhões de euros, metade dos perto de sete milhões de euros que a autarquia pretende destinar a trabalhos de reabilitação urbana.

A autarquia, que investirá também perto de 3,5 milhões de euros, espera voltar “a atrair as pessoas para o coração da cidade”, de acordo com o presidente da câmara.

Para Manuel Machado, a classificação da cidade como Património Mundial trouxe “vantagens muito positivas”, mas também “responsabilidades muito importantes”, nomeadamente na preservação e reabilitação do património, que deveriam ser partilhadas com o Estado.

O autarca de Coimbra lamenta que o Estado se exclua deste tipo de processos e sublinha “com preocupação”, que a reabilitação não está devidamente consignada no próximo quadro de apoio uma dotação própria para a intervenção de reabilitação urbana e social” da zona classificada, disse Machado, constatando que Coimbra “ainda não encontrou o apoio necessário por parte do Governo”.

Apesar disso, o autarca salientou que se têm vindo a desenvolver iniciativas, tais como projetos de reabilitação da zona classificada, a criação de melhores acessibilidades ou uma política de fiscalidade específica para o centro histórico.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo