Fundo Monetário defende PPP para infra-estruturas em África

O Fundo Monetário Internacional defende a formação de um modelo de parcerias público-privadas para o desenvolvimento de infra-estruturas em África, condição que permitirá também o desenvolvimento do sector empresarial.

No entender do economista-chefe do FMI, Oliver Blanchard, que falava durante a conferência África em Ascensão, promovida pelo FMI e Governo moçambicano, as PPP são um passo fundamental para a necessária transformação estrutural do sector privado.

“Além disso, os dois parceiros [público e privado] podem-se controlar mutuamente e também aprender um com o outro. Por isso, para mim, o primeiro passo a dar [para o desenvolvimento de infraestruturas] é o estabelecimento de PPP”, acrescentou o economista-chefe do FMI.

As PPP acabaram por dominar o debate sobre o setor empresarial da África subsariana, após um empresário queniano ter rejeitado esta forma de investimento.

Andrew Rugasira, diretor da Good African Coffee, lançou uma acesa discussão sobre esta forma de desenvolvimento de infra-estruturas, considerando que existem outras formas de se realizarem investimentos, ainda que mais demoradas.

“A noção de PPP coloca-se num plano demasiado acima das pessoas, que precisam de estradas e de energia, mas, se tiverem boas sementes, vão conseguir alimentar as suas famílias. Se os agricultores formarem cooperativas e estes grupos obtiverem conselhos sobre produção ou distribuição, vão conseguir obter rendimentos para desenvolver aquilo de que necessitam”, afirmou Rugasira.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo