Três obras portuguesas são finalistas ao Prémio FAD 2014

O Prémio FAD Pensamento e Crítica 2014 tem três obras portuguesas entre os finalistas, são elas a Casa da Severa, de José Adrião Arquitectos; o Centro Escolar da Gafanha da Boa Hora, por António Portugal e Manuel Reis; e o Percurso Pedonal Assistido da Baixa ao Castelo de São Jorge, de João Pedro Falcão de Campos.

Também na secção Pensamento e Crítica houve dois finalistas portugueses entre os seis nomeados finais: João Cepeda, pelo seu trabalho Nadir Afonso Arquitecto, editado pela Caleidoscópio, e o trabalho colectivo Leprosaria Nacional – Modernidade e Ruína no Hospital-Colónia Rovisco Pais, editado pela Dafne. Contudo, nesta categoria o júri já anunciou os vencedores, sendo eles em ex aequo, Juan Domingo Santos, por "La tradición innovada. Escritos sobre regresión y modernidad", e Nieves Fernández Villalobos, com "Utopías domésticas. La casa del Futuro de Alison y Peter Smithson".

Os finalistas foram seleccionados a partir de 381 candidaturas para as várias categorias do prémio ? arquitectura, com 180 candidaturas, Arquitectura de Interiores, com 113 obras, 64 candidatos para a categoria de Intervenções Efémeras e 24 proponentes para Cidade e Paisagem. Na categoria de arquitectura foram encontrados 11 finalistas, entre os quais os projectos portugueses. Os vencedores serão conhecidos a 3 de Julho.

O júri geral deste prémio criado em 1958 pela associação espanhola Arquinfad é presidido por Ramon Sanabria e conta com Ricardo Bak Gordon. Os Prémios FAD visam valorizar a melhor arquitectura ibérica.

De salientar que já houve, em anos anteriores, quatro projectos portugueses vencedores do prémio máximo de arquitectura, nomeadamente Ricardo Bak Gordon (ex aequo com a dupla espanhola Luis Mansilla e Emilio Tuñón), com o projecto 2 Casas em Santa Isabel, construídas em Campo de Ourique, Lisboa, em 2011; João Luís Carrilho da Graça, com o Pavilhão do Conhecimento (1999); Eduardo Souto de Moura, com o Estádio Municipal de Braga (2005); e João Maria Trindade, com a Estação Biológica do Garducho em Mourão (2009).

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo