Secretário de Estado da Economia enaltece bom momento na relação com Moçambique

O secretário de Estado adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, destacou esta quarta-feira em Maputo o “bom momento” das relações entre Portugal e Moçambique e mostrou-se confiante na estabilidade política e económica de um país em grande crescimento.

Em declarações à Lusa à margem da visita de três dias que iniciou na terça-feira a Maputo, Leonardo Mathias lembrou que Portugal é o terceiro maior investidor estrangeiro directo em Moçambique, atrás da África do Sul e da China, e o maior em número de projectos aprovados: 118 em 2012 e 168 em 2013.

Segundo o governante, estes dados significam que “as empresas portuguesas estão disponíveis para participar no desenvolvimento de Moçambique, para fazer parcerias com empresas moçambicanas e até para as capacitar nos grandes projectos”, nomeadamente nas áreas do gás, carvão e infra-estruturas.

Leonardo Mathias avistou-se com o ministro do Comércio e Indústria e com o vice-ministro das Finanças de Moçambique e manteve reuniões com investidores e empresários portugueses como a Galp, Visabeira, Portucel e ainda dos sectores da banca e da construção,

Segundo Leonardo Mathias, o Governo português considera “fundamental entender o que as autoridades moçambicanas desejam e que haja um clima favorável entre os dois estados na promoção do desenvolvimento económico, no respeito do enquadramento jurídico e no respeito mútuo das leis de mercado”.

“É ainda fundamental”, segundo o secretário de Estado, que exista “um ambiente amigável, em que a comunidade portuguesa se sinta acarinhada e acompanhada e as famílias estejam seguras”.

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo