Aires Mateus vence concurso para Centro Muçulmano de Bordéus

alt

Alicerçado num conceito de unidade no pensamento religioso, o projecto do gabinete Aires Mateus para o concurso lançado pela Fédération Musulmane de la Gironde, que tinha como objectivo o desenho do Centro Muçulmano de Bordéus, saiu vencedor. Pelo caminho ficaram os gabinetes Poly Rythmic Architecure, Lion Associés, Marjan Hessamfar-Joe Verons Architectes e Éric Lapierre.

O recurso a uma topografia e a um espaço contínuo levou à criação de uma proposta onde a arquitectura propõe a criação de uma unidade e onde a vida religiosa e a vida social são uma só, pode ler-se no documento descritivo da proposta.

"No desenvolvimento deste projecto , procurou-se criar um espaço de adoração que representa o conceito de unidade, entendida como vocação fundamental do pensamento religioso : a reunião de tudo o que existe em torno de um centro comum", refere o mesmo documento.

Todos os candidatos a desenhar o Centro Muçulmano de Bordéus, em França, foram a concurso por convite. De acordo com o jornal Público, o valor da obra está estimado em 24 milhões e meio de euros.

Em Março passado o gabinete Aires Mateus venceu o concurso para a Faculdade de Arquitectura de Tournai, na Bélgica.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo