Segurança em obras de reabilitação discutida em seminário na FEUP

O seminário "Obras da Engenharia Civil – Segurança na Reabilitação", organizado pela IACES – LC Porto (International Association of Civil Engineering Students – Local Committee Porto) e a APCGS (Associação Portuguesa de Coordenadores e Gestores de Segurança) irá decorrer na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no dia 30 de abril, a partir das 13h30, e pretende apresentar as várias abordagens ligadas à segurança em obras de reabilitação.

Tem como principal objectivo a partilha de experiências e informações sobre os processos construtivos e respectivas condições, dignas e seguras para os trabalhadores. O evento é dirigido a engenheiros civis, estudantes de Engenharia Civil, docentes, investigadores e profissionais da área. A grande adesão levou à lotação da sala nos primeiros cinco dias de inscrições, contanto o Seminário com cerca de 180 pessoas.

Os temas a abordar abrangem a segurança na reabilitação em diversas obras de engenharia civil, tais como: edifícios, património arquitectónico, vias ferroviárias, obras de arte, obras subterrâneas e infra-estruturas de abastecimento de água.

Segundo dados do Sindicato da Construção Civil, em 2013 houve 33 mortes no sector e prevê-se que este número aumente devido à crescente aposta na reabilitação urbana.

Pedro Mêda Magalhães, representante da Direcção da OERN (Ordem dos Engenheiros da Região Norte), Leandro Gomes, da REFER, João Baptista, das Estradas de Portugal, Elsa Gonçalves, engenheira da empresa Lucios e Pedro Costa, do projecto Arrebita!Porto fazem parte do painel de onze oradores que vão estar presentes no seminário, com o intuito de apresentar a sua perspectiva sobre o tema.

 

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo