Ovar lança concurso público para cinco obras na costa

A Câmara Municipal de Ovar lançou um concurso público para cinco “obras urgentes” de defesa da costa local, com as quais se propõe intervir no Furadouro, em Cortegaça e em Esmoriz antes do arranque da época balnear.

Estas zonas foram fortemente afectadas pelo mau tempo nos últimos meses.

Em declarações à Lusa, o presidente da autarquia explicou que “essas obras urgentes têm como objectivo preparar a época balnear e, cumpridos os procedimentos do concurso, devem arrancar no terreno no final de Maio”.

Salvador Malheiro admite que, com isso, “a autarquia está de certa forma a substituir-se ao Ministério [do Ambiente e do Ordenamento do Território]“, mas garante que “a Câmara tem a garantia do Governo de que será ressarcida de todo o investimento em causa”.

No total das cinco intervenções, essa despesa será de 1,2 milhões de euros e envolve já protocolos assinados com a Agência Portuguesa do Ambiente, com vista ao seu financiamento integral no âmbito de candidaturas ao Plano Operacional de Valorização do Território.

A lista das obras abrangidas por esse investimento inclui duas relativas à Praia do Furadouro, para reposição da defesa aderente e para aumento da cota de coroamento da Meia Praia.

Está também previsto o restabelecimento da defesa dunar a Norte, na frente urbana e a Sul do Furadouro, sendo que, em Cortegaça, os trabalhos consistirão no aumento do coroamento da defesa aderente central e na implementação de uma estrutura mergulhante imersa, na zona mais a Sul.

Já em Esmoriz, o que se pretende é repor a areia na zona do dique provisório da Barrinha e criar uma estrutura de prevenção de riscos na frente marítima urbana.

Salvador Malheiro realça, contudo, que “mesmo eminentes estão duas obras de iniciativa do Ministério”, relativas à requalificação do cordão dunar de Cortegaça e a toda a linha aderente entre Esmoriz e o Furadouro.

“Os contratos já foram assinados há mais de 20 dias e agora só falta mesmo o ‘ok’ final”, afirma o presidente da Câmara. “Se tudo correr bem, essas obras até podem arrancar antes das cinco para as quais abrimos agora o concurso”, refere.

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo